APS lança novas formações em setembro

  • ECO Seguros
  • 6 Setembro 2021

Resseguro, proteção jurídica, atuariado do ramo Vida, a norma IFRS 17, acidentes de trabalho e bancassurance terão cursos especializados para sócios e não sócios da associação.

A APS – Associação Portuguesa de Seguradores divulgou novos cursos de formação para profissionais de seguros a terem início no mês de setembro. Resseguro, proteção jurídica, atuariado do ramo Vida, a norma IFRS 17, acidentes de trabalho e bancassurance são temas atuais a abordar, os cursos serão ministrados em formação síncrona com monitor online.

A formação Fundamentos de Resseguro começa a 13 setembro e permite compreender o funcionamento das várias formas e tipos de resseguro, bem como o respetivo efeito em termos de transferência de risco para as empresas de seguros. Permite ainda abordar soluções e aspetos práticos inerentes à gestão corrente do resseguro.

Proporcionar conhecimentos técnicos básicos sobre Seguros de Proteção Jurídica que possibilite aos formandos um quadro comparativo e ferramentas básicas de análise e aplicação prática do produto, por meio de uma abordagem de análise de conceitos e estudo de caso é o objetivo deste curso com início em 14 de setembro.

O Atuariado Vida terá uma formação em 4 sessões com início em 15 de setembro e será uma oportunidade para conhecer os conceitos e fundamentos atuariais e estatísticos relevantes para o setor segurador – ramo Vida, nomeadamente no que diz respeito ao risco coberto por determinadas modalidades/operações e as suas principais características, desenho técnico de alguns produtos, alguns destaques contratuais importantes e informação sobre os recentes PRIIPs e evolução sobre PEPPs.

A norma IFRS 17 representa uma evolução significativa no tratamento contabilístico de Contratos de Seguro, em particular no que respeita à mensuração das responsabilidades a estes inerentes. Daí a formação que a APS inicia em 16 de setembro denominada IFRS 17 – Contratos de Seguro. Importa conhecer, desde já, os seus potenciais impactos por forma a garantir uma preparação atempada da transição para este novo normativo, quer ao nível dos sistemas contabilísticos, quer dos próprios recursos humanos. Este curso permite a atribuição de créditos aos Contabilistas Certificados por parte da OCC: 21 créditos.

Um ciclo de formação em Seguros de Acidentes de Trabalho começa em 20 de setembro estendendo-se a 19 de outubro. Está estruturado em 5 módulos independente e autónomos de forma a que os formandos possam escolher o percurso formativo de acordo com as suas necessidades. Inclui o estudo do regime jurídico dos acidentes de trabalho e respetivo seguro, assim como o papel do Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT), a gestão de sinistros e pensões e o provisionamento no seguro de acidentes de trabalho, apresentando as melhores práticas nesta matéria para a estimativa de despesas futuras com pensões e assistência vitalícia.

Uma formação em Bancassurance terá início em 21 de setembro e vai permitir aos seus participantes um conhecimento das características do canal de distribuição bancassurance e dos seus modelos de gestão, desde a criação da oferta até à sua dinamização e monitorização, evidenciando os fatores críticos de sucesso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APS lança novas formações em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião