Quebra nos voos em Portugal foi inferior à média da UE em agosto

O número de voos comerciais em Portugal caiu menos do que a média da União Europeia em agosto. Redução foi de 27,1% em Portugal e 31,2% na UE.

Com as restrições da Covid-19 ainda a limitarem as viagens e o turismo, os voos comerciais em Portugal registaram uma queda de 27,1% em agosto face ao período pré-pandemia. No entanto, mesmo com esta contração, existem sinais de alguma recuperação. E o número de voos em Portugal caiu menos do que a média da União Europeia (UE), uma redução de 31,2%.

Em termos absolutos, o número de voos comerciais na UE fixou-se em 479 mil em agosto de 2021, número que compara com 325 mil em agosto de 2020 e 696 mil em agosto de 2019, segundo sinaliza o Eurostat.

Olhando para os Estados-membros da UE, aqueles que registaram as menores quedas em voos comerciais em agosto de 2021 foram a Grécia (-7% em comparação com agosto de 2019), Roménia (-18%) e Croácia (-22%). Portugal apresenta a nona menor quebra nos voos entre os países da UE, situando-se assim com um resultado melhor que a média da região.

Já no extremo oposto, os voos caíram para mais de metade na Finlândia (-60% em comparação com agosto de 2019), Irlanda (-55%), Eslovénia (-54%), Eslováquia (-52%) e República Checa (-51%).

A média comunitária aponta para uma quebra de 31% nos voos comerciais em agosto, face ao pré-pandemia. Apesar de ainda não ter atingido os níveis registados antes da Covid-19, o número de voos comerciais na UE já mostra uma recuperação, tendo aumentado 48% em comparação com agosto de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quebra nos voos em Portugal foi inferior à média da UE em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião