LIC: seguradora indiana avaliada em mais de 100 mil milhões

  • ECO Seguros
  • 20 Setembro 2021

A LIC opera uma carteira com 250 milhões de clientes. As autoridades indianas vão acelerar privatização de até 10% do capital da mais antiga seguradora de Vida no país.

O governo indiano está a ultimar o lançamento da privatização de uma parcela do capital social da Life Insurance Corporation (LIC), a mais antiga do ramo no país e um dos 20 maiores grupos seguradores do mundo. O governo liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi pretende acelerar a colocação, aproveitando a receita deste, e de outros desinvestimentos, para suprir, até março de 2022, parte das necessidades do plano orçamental.

Com o IPO (Initial Public Offering), uma operação que supõe a venda de entre cinco a 10% do capital do grupo, o encaixe previsto poderá situar-se entre 400 mil milhões a um bilião de rupias indianas (cerca de 11,5 mil milhões de euros, no limite superior do intervalo estimado por fontes da agência Bloomberg).

O encaixe estimado para o IPO, considerado um dos maiores de sempre na Índia, inclui a possibilidade de participação de investimento direto estrangeiro com vista a elevar o preço do leilão, aponta para avaliação do grupo segurador estatal num intervalo situado entre 8 biliões e 10 biliões de rupias indianas, valorizando a companhia (na sua totalidade) num equivalente a cerca de 104 mil milhões de euros. Estes valores são preliminares e o preço fixado para o IPO poderá ser outro, uma vez que depende também dos habituais processos de due diligence.

Um ranking da A.M. Best, principal agência de rating no setor, baseado em valor de prémios emitidos (relativo a 2017), colocou a gigante indiana como 17ª entre as maiores do mundo nos seguros.

A Life Insurance Corporation (LIC) gere uma carteira com cerca de 250 milhões de clientes. Fundada em setembro de 1956, logo após nacionalização de dezenas de empresas que restavam de século e meio de atividade seguradora sob influência do império britânico, a LIC é considerada companhia Vida mais antiga na Índia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LIC: seguradora indiana avaliada em mais de 100 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião