Festival Dive In põe saúde mental no topo da agenda das seguradoras em 2022

  • ECO Seguros
  • 23 Setembro 2021

A saúde mental deve estar no topo da agenda da indústria de seguros em 2022, sobretudo no contexto pós-covid de regresso ao espaço físico das organizações, elegeram participantes do festival Dive In.

Profissionais do setor segurador de dezenas de países reuniram-se em torno da edição anual do festival Dive In, baseado em Londres e realizado em formato híbrido, ainda por causa da crise sanitária (covid-19). Durante os três dias em que o tópico allyship (termo que sintetiza o movimento de promoção de alianças atuantes a favor da diversidade e inclusão no interior das organizações) voltou a dominar debates e partilha de experiências em torno dos temas diversidade e inclusão, desenvolvimento social e retenção de talentos.

De acordo com inquérito junto dos cerca de 11 mil profissionais de quase 40 países participantes no evento sobre as prioridades do setor segurador, 67% dos inquiridos disseram que a saúde mental será tema central na indústria seguradora em 2022. A igualdade de género foi o tópico escolhido por 45% dos participantes e a inclusão racial apontada por 42%.

Dominic Christian, chair of Inclusion@Lloyd’s e global chairman of reinsurance solutions na Aon UK realçou o crescimento do movimento global pela diversidade e inclusão: “Agora no seu sétimo ano, é incrível ver como o festival continua a conquistar novas audiências em todo o mundo (…). Temos o prazer de receber uma série de oradores de alto nível que nos ajudarão a transmitir a nossa mensagem e a impulsionar o tema deste ano de ‘aliado ativo’.”

Um estudo do Chartered Insurance Institute (CII) conduzido entre julho e agosto de 2020, com responsáveis de RH do setor (seguradores e corretoras), auscultar realidades sobre retenção de talento, constituiu ponto de partida para análises posteriores ligadas à problemática diversidade e inclusão (D&I). Entre outros resultados, o relatório concluiu que as corretoras estão “melhores” do que as seguradoras britânicas na temática D&I. Enquanto as seguradoras são 93% brancas (cor da pele das pessoas), sete pontos percentuais acima do rácio calculado pelo Office for National Statistics (ONS) para o conjunto da população residente no Reino Unido, as corretoras têm 84% de predominância em população branca.

O estado da arte no que toca a diversidade cultural – origem étnica e/ou racial de grupos que compõem o tecido profissional na indústria dos seguros no Reino Unido – indica os asiáticos como os mais representados (4% dos profissionais do setor). Na corretagem, a população de origem indiana equivale a 5% do total, a segunda mais representada depois dos brancos.

O Dive In Festival 2021, realizado em formato híbrido (presencial e virtual), aumentou audiências, tendência que cresce desde o seu lançamento em 2015. Com 62% dos participantes inscritos pela primeira vez nesta edição do evento consolida como um dos mais importantes do seu género no mundo. O leque de parceiros e patrocinadores globais do Dive In Festival 2021 conta entre outros, os grupos e marcas Aviva; AIG; Aon; Axa; Chubb; Gallagher; Howden; Liberty Mutual; Lloyd’s, Marsh, Tokio Marine Kiln e Willis Towers Watson.

Entre outras individualidades destacadas na agenda desta edição do festival, com partilha de experiências e comunicações sobre a temática D&I, constavam a antiga chefe de governo da Dinamarca Helle Thorning-Schmidt, com a sua experiência active allyship, além do realizador, argumentista e ativista transgénero Jake Graf, referência do movimento LGBT+.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Festival Dive In põe saúde mental no topo da agenda das seguradoras em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião