BRANDS' ECOSEGUROS Cleva Inetum: “O nosso maior desafio é a qualificação contínua da equipa”
Helena Leite, Chief Operations Officer da Cleva Inetum em Portugal, fala dos desafios e ambições da empresa após ter-se unido ao grupo tecnológico francês Inetum.
Foi em 2020 que a i2S combinou valências com a Cleva, integrando assim a divisão de software de “um dos maiores grupos tecnológicos à escola global” – o grupo Inetum. Os objetivos para Portugal são claros: “continuar a liderar a oferta de software no mercado segurador”. Mas não ficam por aqui. A Cleva Inetum tem ainda a ambição de ser uma “referência na atração e retenção de talento”, superando um dos principais desafios que tem pela frente: a qualificação contínua das suas equipas.
Nesta entrevista, Helena Leite, Chief Operations Officer (COO) da Cleva Inetum em Portugal, fala ainda de outros desafios transversais ao setor, como a flexibilidade e agilidade de adaptação das empresas de seguros e a necessidade de modernização tecnológica a um ritmo acelerado, de competitividade e de inovação, e do encontro anual de clientes da Cleva Inetum, que se realiza já este mês.
O setor segurador tem acompanhado a transição digital que está em marcha. Quais são os principais desafios?
Os desafios da transição digital são inúmeros e perpassam toda a organização e a cadeia de valor. As seguradoras lidam com uma base de clientes multifacetada e geracionalmente muito diversa, com diferentes estilos de vida e de consumo. Muitos outros setores têm percorrido um caminho de conhecimento cada vez maior dos seus clientes e de consequente personalização da oferta e, nos seguros, não é diferente. Dar resposta a este desafio exige recolher e tratar grandes volumes de dados, em tempo recorde, e ter a flexibilidade para adaptar o produto, as coberturas, o preço, o canal ao cliente que, sem uma resposta rápida, pode optar por uma oferta alternativa… a um click de distância.
Durante este último ano temos assistido a mudanças na forma como os clientes se relacionam com as companhias de seguros. Um dos desafios futuros será a adaptação a um novo modelo de distribuição híbrido. Neste ponto, é fundamental ter flexibilidade e agilidade para adaptar às exigências de curto prazo, mas também garantir a evolução tecnológica necessária às respostas a dar a médio e longo prazo.
Os canais de comunicação e o contacto com o cliente continuam a diversificar-se, espera-se agilidade nos processos, automação e integração interna e com parceiros numa lógica de ecossistema que é cada vez mais comum.
Neste contexto, os departamentos de IT das seguradoras estão também sob uma grande pressão para a modernização tecnológica e o encurtamento dos ciclos de entrega de soluções. É um setor que vive uma dinâmica de acelerada transformação que estamos certos vai continuar, pois há ainda muito a fazer para se atingirem os desejados níveis de transformação que a crescente digitalização potencia.
Numa área em constante mudança como a da tecnologia e enquanto especialistas em software para seguros, como têm conseguido diferenciar-se?
A diferenciação da Cleva Inetum faz-se, desde a génese da empresa, pelo foco no setor segurador e pelo conhecimento especializado deste negócio. Traduzimos esse conhecimento para o software que desenvolvemos e as soluções que criamos para dar resposta ao desafio dos clientes. Posicionamo-nos com uma oferta global, desde a produção de software, à sua implementação, ao suporte aplicacional e à disponibilização da infraestrutura. Esta oferta abrangente e complementar permite ao cliente explorar sinergias e selecionar com flexibilidade os serviços adequados ao contexto do seu negócio.
A especialização no setor segurador coloca-nos desafios de constante renovação e transmissão do conhecimento nas nossas equipas, seja de desenvolvimento de produto bem como dos nossos serviços de implementação e de suporte aplicacional. Fazemo-lo com uma aposta na formação contínua dos colaboradores e com o contributo dos nossos clientes.
Queremos continuar a liderar a oferta de software para o mercado segurador.
A Cleva Inetum atua no ramo Vida e Não Vida. Que tipo de produtos e serviços disponibilizam ao mercado segurador?
A Cleva Inetum é uma empresa de software com um produto próprio para a gestão do negócio de seguradoras Vida e Não Vida, software Core para a gestão do ciclo de vida da apólice complementado com uma solução de datawarehouse de Seguros e software para a implementação de soluções de Canais, com uma abordagem de integração através de webservices, entre outros módulos adicionais, e que são essenciais para as seguradoras construírem a sua resposta digital para o negócio e clientes.
Há mais de 30 anos, desenvolvemos e evoluímos estes produtos de software e, do ponto de vista dos serviços, asseguramos à seguradora a sua implementação e o suporte técnico especializado no dia-a-dia da utilização do software.
A oferta base é depois complementada com outras soluções do grupo, que são uma mais-valia para os nossos clientes: o BDoc – solução de comunicação com clientes, o RFlow – solução de gestão documental ou o MyMetriks – solução de reporting e exploração de dados.
De que modo a integração no grupo Inetum impactou o posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional?
A Cleva Inetum – antes dessa integração diríamos “a i2S” – viu o seu posicionamento e estratégia confirmados e reforçados. Integramos a divisão de software de um dos maiores grupos tecnológicos à escala global, complementamos, com a nossa congénere Cleva Inetum em França, a oferta do grupo para o setor segurador e acedemos, naturalmente, a um outro conjunto de recursos para suportar o investimento contínuo no software que desenvolvemos, no crescimento da organização e do seu negócio, podendo estender a oferta de serviços locais a novas geografias.
Temos de ser capazes de identificar e captar talento, complementando posteriormente as suas qualificações de acordo com as necessidades da organização.
Quais são os objetivos da Cleva Inetum para Portugal?
Queremos continuar a liderar a oferta de software para o mercado segurador, oferecendo soluções que permitem aos clientes inovar e responder aos desafios da transformação digital. Pretendemos continuar a ser reconhecidos pelo nosso conhecimento e competência em seguros e continuar a modernizar a nossa oferta.
Queremos, ainda, continuar a ser uma empresa de referência na atração e retenção de talento, oferecendo desafios tecnológicos e de negócio a todos quantos querem construir uma carreira no IT.
Que desafios têm pela frente para continuar a crescer num mercado cada vez mais competitivo?
O nosso maior desafio é o crescimento e qualificação contínua da equipa de profissionais da Cleva Inetum. É conhecida a generalizada escassez de recursos qualificados nas áreas das tecnologias de informação, matemáticas e ciências da computação, por exemplo. É um fator que limita seriamente a capacidade de crescimento de muitas empresas e a Cleva Inetum não é exceção.
Em resposta a este desafio temos de ser capazes de identificar e captar talento, complementando posteriormente as suas qualificações de acordo com as necessidades da organização.
É exemplo disto o investimento que estamos a fazer na criação de uma academia interna centrada no conhecimento de seguros – conteúdos, meios de formação, ferramentas – que, no nosso caso, é fundamental para complementar as skills de base dos profissionais.
É uma iniciativa com retorno a médio e longo prazo, mas essencial para estabelecer a base – as pessoas –, pois é a partir da sua capacidade e competência que continuará a desenvolver-se um produto líder de mercado e um serviço que responde aos clientes atuais e futuros.
A inovação no setor vem fundamentalmente das Insurtechs ou as empresas incumbentes também estão a conseguir fazê-lo?
Estão, seguramente! Insurtechs e incumbentes são fundamentais na promoção e concretização da inovação no setor. À partida, uma start-up tem um foco e posicionamento que lhe confere maior flexibilidade e agilidade para detetar oportunidades e testar soluções, criar propostas para nichos de mercado ou desenvolver abordagens criativas a um determinado problema; esta liberdade é essencial à experimentação. Nesta dinâmica vão-se testando e afinando inovações que podem depois ser aplicadas a uma maior escala, com outros recursos, como é próprio das empresas consolidadas no mercado.
Em Portugal, por exemplo, é das empresas incumbentes que tem surgido a inovação na oferta, nos canais de comercialização e nos processos. Uns e outros são essenciais à inovação no setor.
A Cleva Inetum terá em outubro o seu encontro anual de clientes. Pode adiantar mais detalhes sobre o evento?
Como é habitual, iremos partilhar com os nossos clientes uma atualização da estratégia e roadmap do software Cleva para os negócios de Vida e Não Vida, antecipando informação crucial para os clientes continuarem a projetar o futuro das suas soluções tecnológicas.
O evento vai realizar-se num formato híbrido (presencial com transmissão online), durante a manhã do dia 21 de outubro, no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cleva Inetum: “O nosso maior desafio é a qualificação contínua da equipa”
{{ noCommentsLabel }}