83% dos jovens portugueses temem falta de pensão de reforma

  • ECO Seguros
  • 14 Outubro 2021

Estudo do Observador Cetelem coloca jovens portugueses e italianos no topo dos preocupados com a possibilidade de não virem a usufruir de um rendimento seguro na velhice.

As primeiras conclusões do estudo recentemente lançado pelo Observador Cetelem indicam que 94% dos jovens portugueses revelam que uma das suas grandes preocupações de vida é não conseguirem ser financeiramente estáveis. Este estudo internacional, designado “Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?” inquiriu cerca de 5 mil jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, em seis países europeus: Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido e Portugal, onde foram sondados 835 jovens.

A lista de preocupações dos jovens portugueses inclui para 88% a possibilidade de não terem acesso a cuidados de saúde, para 87% o risco de ficarem desempregados, para 83% com a eventualidade de não virem a ter uma pensão de reforma e para 82% a perspetiva de não virem a ter a sua própria casa.

A possibilidade de não chegarem a usufruir de uma pensão de reforma preocupa igualmente portugueses e italianos, mas preocupa menos de metade dos romenos (44%). Belgas e ingleses, vivendo com sistemas de previdência mais robustos, revelam ainda assim atenção ao tema em mais de 60% dos casos.

O estudo revela que apesar de 90% dos jovens dos seis países abrangidos pelo desejarem ter a sua própria casa, mais de metade continuam a viver em casa dos pais (51%). Entre estes, 67% têm entre os 18 e os 24 anos e 32% entre os 25 e os 30 anos. Apesar de a maioria dos que vivem com a família estarem ainda a estudar ou à procura do primeiro emprego, 34% continuam a viver com os pais apesar de já estarem empregados. Entre os que não vivem com os pais, 30% vivem em casal; 10% em sozinhos e 9% partilham casa.

O estudo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos, num total de 4.988 pessoas. A Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance – entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas que está em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, tem mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

83% dos jovens portugueses temem falta de pensão de reforma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião