O combate aos algoritmos de recomendaçãopremium

Para controlar o Facebook as outras redes sociais, pode ser necessário regular os algoritmos que elas usam. E isso mudará a face da internet como a conhecemos.

Na Lei das Telecomunicaçõesamericana, a secção 230 é considerada a pedra basilar de todo o negócio das plataformas sociais. É um princípio simples que afirma que as plataformas não são responsáveis pelo conteúdo que os utilizadores nelas colocam – o entendimento é que, tal como uma companhia telefónica não pode ser responsabilizada por aquilo que um utilizador diz ao telefone, também uma plataforma social não pode ser culpada pelo discurso dos seus utilizadores. E este argumento sempre se fez valer da liberdade de expressão, que é uma pedra basilar da Constituição dos Estados Unidos. Os executivos das plataformas sociais passaram uma década a afirmar que mexer nesta provisão implicaria mexer nas liberdades constitucionais americanas e que isso iria equivaler a censura, e foi sempre essa

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.