Dona do grupo Lusíadas fatura 169 mil milhões de dólares em seguros até setembro

  • ECO Seguros
  • 1 Novembro 2021

Só nos primeiros nove meses de 2021, a receita do UnitedHealth Group com seguros equivaleu a 15 vezes o volume bruto de prémios do mercado português de seguros em todo ano 2020.

A receita consolidada do UnitedHealth Group (UHG) até setembro superou, na área de seguros, 145 mil milhões de euros a taxas de câmbio corrente.

O UHG, líder na indústria global de proteção em Saúde e proprietária do grupo Lusíadas, contabilizou 168,69 mil milhões de dólares em prémios de seguro nos primeiros nove meses de 2021, mais 11,8% face a igual período de 2020 e a evidenciar um gigantismo cerca de 15 vezes maior do que toda produção contabilizada em Portugal em 2020, considerando dados do mercado supervisionado (prémios brutos emitidos de contratos de seguro e receita processada de contratos de investimento e de prestação de serviços).

Sendo certo que, por efeito do impacto da crise pandémica, o mercado nacional registou quebra anual de 19% em 2020, a faturação do UHG no final do 3ºT ainda representa mais de 12 vezes os 11,273 mil milhões de euros de produção (emissão de seguro direto) no setor supervisionado em Portugal no ano 2019.

Incluindo prémios de seguro, produtos, serviços e resultado de investimentos, o UHG alcançou 213,85 mil milhões de dólares de receita entre janeiro e setembro, mais 11,6% em comparação com o volume de negócio um ano antes, detalha informação da UnitedHealth. A taxas de câmbio corrente, a receita total do UHG até junho não se distancia muito de toda a riqueza (pib) gerada pela economia portuguesa em 2016 (cerca de 186,5 mil milhões de euros).

Circunscritos ao terceiro trimestre (3ºT 2021), os números da companhia norte-americana apontam 72,34 mil milhões de dólares de receita consolidada, dos quais 56,97 mil milhões de dólares são prémios de seguro. Da faturação trimestral, a Optum (subsidiária de serviços de saúde) gerou 39,8 mil milhões, enquanto a UnitedHealthcare faturou perto de 56 mil milhões.

Ainda, de acordo com os números anunciados, o lucro líquido até setembro ascendeu a 13,5 mil milhões, evidenciando ligeiríssima subida face aos 13,4 mil milhões do período comparável em 2020. Já o resultado líquido do trimestre (4,19 mil milhões de dólares) subiu mais de 28% em variação homóloga.

Citado na comunicação do grupo, o CEO Andrew Witty afirma que resultados são obra dos “340.000 membros da equipa Optum e UnitedHealthcare que se esforçam todos os dias por ajudar os médicos a prestar serviços e ajudar as pessoas a acederem a cuidados de saúde de qualidade e a preços acessíveis.”

No final de setembro, o UHG e subsidiárias serviam mais de 146 milhões de pessoas incluindo a operação nos EUA e outros mercados da sua atividade internacional. Além do Lusíadas Saúde que o grupo gere em Portugal (sete hospitais e diversas unidades de ambulatório, incluindo o Hospital de Cascais em regime de PPP), o grupo tem importante presença no Brasil (servindo mais de 4 milhões de pessoas), através da Amil, adquirida em 2012 (59% do capital) por 6,5 mil milhões de reais (sem atualização do câmbio).

A companhia também desenvolve operação internacional no Chile, Colômbia e no Peru, assegurando ainda acesso a serviços e soluções Saúde a pessoas (expatriadas ou residentes) em mais de 100 países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do grupo Lusíadas fatura 169 mil milhões de dólares em seguros até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião