Os meus dois tostões sobre habitação em Lisboapremium

A habitação está na agenda há 70 anos, mas do que é que se está a falar quando se fala em problemas de habitação?

Casas baratas é o que se torna necessário em Lisboa” era um dos títulos na capa do Diário de Notícias, há umas semanas. Concretamente, há quase 3.900 semanas, que o artigo é de 27 de Abril de 1947. Uns dias antes, havia sido promulgado o Decreto-Lei n.º 36212, cujo preâmbulo começava com " O problema da habitação em Portugal tem sempre figurado entre as principais preocupações do Governo". Setenta anos depois, o problema da habitação regressou à agenda mediática e às preocupações do Governo, que lhe dedicou uma secretaria de Estado. Em 2021, foi o tema principal da campanha das autárquicas em Lisboa (e noutros concelhos também). Infelizmente, no debate político não é comum haver uma preocupação aristotélica com a clarificação de conceitos. E, portanto, eu continuo com as dúvidas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.