BRANDS' ECO Reduzir o consumo de eletricidade para aquecer a casa? É possível com ETICS da Weber

  • BRANDS' ECO
  • 4 Novembro 2021

A Saint-Gobain Weber lança a campanha “Que Falta de ETICS!” num apelo à utilização do ETICS, sistemas de isolamento térmico que permitem ao cliente poupar na fatura de eletricidade. Saiba aqui como.

A empresa de construção Saint-Gobain Weber acaba de lançar a nova campanha de comunicação, denominada “Que falta de ETICS!”, com o objetivo de dar a conhecer os sistemas webertherm – soluções de isolamento térmico pelo exterior – ETICS, que permitem tornar os edifícios mais quentes ou mais frescos, no verão ou no inverno.

Embora Portugal seja um país com temperaturas muito amenas em comparação com outros países europeus, a verdade é que, de acordo com um levantamento feito em 2017 pelo Portal da Construção Sustentável, em colaboração com a Quercus, 18 mil famílias ainda apresentavam falta de condições habitacionais no país.

Este relatório indicava ainda que cerca de 74% dos portugueses consideravam as suas casas frias no inverno e apenas 1% dos portugueses considerava-as termicamente confortáveis, o que os obrigava a gastar mais em energia para colmatar as necessidades de aquecimento.

Com os dias mais frios a chegar, este tipo de solução, baseada no ETICS, pode, por isso, tornar-se mais vantajosa para as carteiras dos portugueses, já que, ao aplicarem o sistema webertherm da Saint-Gobain Weber nas suas casas ou noutros edifícios, ficam, logo após a instalação, com uma temperatura agradável dentro destes espaços e não precisam de gastar mais na fatura de eletricidade para terem conforto térmico.

Mas o que é o sistema ETICS?

O ETICS – External Thermal Insulation Composite System, conhecido em português como ITE – Isolamento Térmico pelo Exterior, é um sistema de isolamento de fachadas constituído por diversas camadas e aplicado pelo exterior, tendo como foco principal a proteção térmica.

Este sistema é aplicado através de uma camada exterior de isolamento térmico que impede as trocas de calor entre o interior e exterior, atuando como barreira térmica, o que permite atingir de forma rápida uma temperatura confortável para um espaço, bem como a sua conservação no mesmo durante mais tempo.

Pelo facto de ser aplicado pelo exterior, este isolamento térmico melhora significativamente o conforto sentido no interior das casas e, comparativamente a outras soluções de isolamento, revela-se mais eficaz, uma vez que reduz as pontes térmicas que levam à perda de calor no inverno.

No entanto, o ETICS também se revela muito eficaz no verão, já que, ao proteger a temperatura interior da temperatura exterior, consegue impedir que o calor entre na casa e a torne mais quente. No fundo, a lógica é a mesma tanto no verão como no inverno, com a diferença que no primeiro a casa fica mais fresca e, no segundo, fica mais quentinha.

A poupança a longo prazo e o menor impacto ambiental

Ao permitir que haja uma temperatura confortável, quer no verão quer no inverno, no interior das casas, o ETICS consegue, assim, reduzir o desconforto sentido ao longo do ano, bem como as necessidades de aquecimento e arrefecimento. Desta forma, é possível usufruir de uma casa quente no inverno e fresca no verão, com custos reduzidos que, a longo prazo, significam uma grande poupança na carteira dos clientes.

Mas, além do ETICS contribuir para uma maior eficiência energética, também impacta diretamente a sustentabilidade do planeta, já que este sistema procura incorporar produtos naturais, recicláveis e no fim de vida, de forma a reduzir o consumo de matérias-primas virgens.

Com este método, é possível reduzir o consumo de recursos e diminuir o impacto negativo no ambiente. Em função da escolha do isolamento, podem juntar-se a estas mais-valias a proteção contra o fogo e, ainda, acabamentos estéticos, de acordo com a preferência do cliente final.

O sistema ETICS está, por todas estas razões, dentro dos projetos que se habilitam a receber apoios do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Assim, quem estiver interessado em aplicar este isolamento em casa, pode recorrer a este apoio do Estado, que ajuda todos os que quiserem tornar as suas casas mais eficientes do ponto de vista energético.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reduzir o consumo de eletricidade para aquecer a casa? É possível com ETICS da Weber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião