EUA autorizam vacina da Pfizer para crianças entre os 5 e 11 anos

  • ECO
  • 29 Outubro 2021

A agência norte-americana FDA deu luz verde à administração da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e 11 anos.

O regulador dos EUA Food and Drug Administration (FDA) autorizou esta sexta-feira o uso de emergência da vacina da Pfizer/BioNTech, contra a Covid-19, em crianças com idades entre os 5 e os 11 anos, avançam as agências internacionais. Ao todo 28 milhões de crianças nos EUA podem entrar no programa de vacinação norte-americano já na próxima semana.

A decisão da agência acontece semanas depois do órgão consultivo ter recomendado, por 17 votos a favor, uma abstenção e nenhum voto contra, a vacinação dos mais jovens da população com o argumento de que os benefícios da vacina superam os riscos. Desde agosto, segundo o CDC, cerca de 2.000 escolas fecharam por causa de surtos Covid, afetando mais de um milhão de crianças e 68 mil professores.

A farmacêutica Pfizer estima que a vacina é 91% efetiva contra os sintomas Covid em crianças e eficaz contra a variante delta. A dose a administrar a este grupo etário é cerca de um terço da usada em adultos.

A vacinação de crianças continua a alimentar acesos debates sobre se os mais jovens precisam mesmo de proteção contra a Covid e sobre os efeitos secundários já identificados, como casos de miocardite. Nos EUA cerca de 6,3 milhões de crianças testou positivo desde o início da pandemia, mais de 8.400 foram hospitalizadas e 146 mortes.

Na Europa, a Agência Europeia do Medicamento começou a avaliar a aplicação da vacina da Pfizer nesta faixa etária a 18 de outubro.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA autorizam vacina da Pfizer para crianças entre os 5 e 11 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião