Brisa compra participação da Via Verde à SIBS

A SIBS vendeu à Brisa a posição acionista que detém no capital da Via Verde Portugal. A Brisa tinha 60% da Via Verde, a SIBS 20% e a Ascendi outros 20%.

A Brisa chegou a acordo com a SIBS para adquirir os 20% de participação que o grupo tem na Via Verde Portugal (VVP). Com este acordo, o, grupo liderado por António Pires de Lima poderá ficar com até 80% da VVP. A Brisa e a SIBS anunciaram esta quarta-feira que “acordaram a reconfiguração da parceria da Via Verde Portugal, desde a sua constituição no ano 2000, para gerir e desenvolver o sistema eletrónico de pagamentos de serviços de mobilidade”.

“A SIBS vende à Brisa a posição acionista que detém no capital da VVP. A concretização do acordo, com a compra e venda efetiva das ações, e designadamente a definição final da nova estrutura acionista da VVP, encontra-se sujeita ao cumprimento das regras e formalidades estatutárias que conferem à Ascendi – SGPS, SA – terceiro acionista da VVP – um direito de partilha das ações a transmitir, na proporção atual da sua participação”, explica a empresa em comunicado.

Esta nova etapa na relação entre a Brisa e a SIBS concretiza-se através de dois eixos estratégicos: a aquisição pela Brisa da posição da SIBS na VVP e o reforço da parceria tecnológica de longo prazo entre a SIBS e a VVP.

Para António Pires de Lima, CEO da Brisa, aprovado o Plano Estratégico “Vision 25” da Brisa, a empresa está, com este passo, “a criar as melhores condições para a sua execução no que diz respeito à Via Verde”. “As parcerias mais fortes e mais criativas são aquelas que têm a capacidade de se desafiar e de se transformar. Temos as maiores expectativas em relação a esta nova etapa na parceria que une a Brisa e a SIBS no projeto Via Verde”, acrescentou o antigo ministro da Economia.

Já Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, explica que, “nesta fase, e seguindo a atual estratégia da empresa, como um dos principais processadores de pagamentos na Europa, a SIBS considera que é o momento certo para alienar a sua participação na empresa, mantendo uma relação de proximidade e empenho na continuação e crescimento deste caso de sucesso português, e continuando a apostar no desenvolvimento de serviços que melhorem a vida dos portugueses”.

Criada em 1991, a Via Verde conta mais de 4,3 milhões de identificadores e mais de 2,7 milhões clientes em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brisa compra participação da Via Verde à SIBS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião