Bancos que não distribuíram dividendos aumentaram empréstimos

  • Lusa
  • 9 Novembro 2021

"Os apoios públicos e as medidas reguladoras podem ter deixado pouco clara a solvência dos que solicitam empréstimos", apontou a presidente do Banco Central Europeu.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou esta terça-feira que os bancos que não distribuíram dividendos durante a pandemia aumentaram os empréstimos em 2,4% e as suas provisões em 5,5%.

Na abertura do Quarto Fórum do BCE sobre Supervisão Bancária, Lagarde considerou que “o impacto total da pandemia vai tornar-se visível gradualmente, o que coloca alguns desafios para a gestão dos riscos de crédito”. “Os apoios públicos e as medidas reguladoras podem ter deixado pouco clara a solvência dos que solicitam empréstimos”, acrescentou.

Para Lagarde, o impacto do crédito malparado será adiado por alguns anos e vai depender da solidez da recuperação.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Andrea Enria, defendeu no Fórum a recomendação aos bancos de não distribuir dividendos ou recomprar as suas próprias ações durante a pandemia. Enria disse que as circunstâncias no início da pandemia obrigaram a fazê-lo.

Em julho, o BCE anunciou que decidiu “não prolongar para lá de setembro de 2021 a recomendação de limitar a distribuição de dividendos que fez às entidades de crédito” em março de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos que não distribuíram dividendos aumentaram empréstimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião