Airbnb atualiza seguros de anfitrião e adiciona coberturas

  • António Ferreira
  • 28 Novembro 2021

A rede global disponibiliza cerca de 4 milhões de alojamentos no mundo, incluindo acomodações em Portugal. Anunciando proteção gratuita, adicionou coberturas nos planos de seguros para anfitriões.

A Airbnb, companhia global que gere a plataforma homónima de acesso a alojamentos temporários, introduziu atualizações no conjunto de serviços prestados aos anfitriões (hospedeiros). Além de anunciar melhorias na informação sobre acessibilidade (legal e condições de habitabilidade) dos alojamentos candidatos à rede e de operar um upgrade na plataforma de tradução automática dos sites disponibilizados pelo mundo, o anúncio Airbnb 2021 – Winter Release trouxe novidades no AirCover, o programa de proteção de seguros que cobre riscos dos proprietários/anfitriões.

Com a atualização introduzida no AirCover, os milhões de anfitriões da plataforma passam a contar, desde novembro, com um programa de proteção “top-to-bottom” (completo), “gratuito para todos os hospedeiros”, realça um comunicado da companhia que não especifica se a gratuitidade é global ou limitada ao mercado dos EUA.

O plano de responsabilidade civil (RC) que agora tem limite de até 1 milhão de dólares nos EUA (ou valor equivalente na moeda dos países onde existem acomodações), eleva a cobertura contra danos (materiais) sofridos pelo anfitrião a idêntico limite de capital, inclui cobertura para perda de receitas (Airbnb compensa o anfitrião em caso de cancelamento de reservas subsequentes por causa de danos anteriores) e seguro de RC para anfitriões de experiências (Experiences Liability Insurance program).

Nesta última atualização do programa de seguros/proteção, a Airbnb introduziu mais coberturas e garantias, como Danos de animais de companhia; Deep cleaning protection (compensação por custos imprevistos de higiene e limpeza); Aumento para 14 dias no prazo para apresentar participações/reclamações e Reembolsos mais rápidos (para cumprir prazo máximo de 9 dias).

Depois de ter anunciado, em maio, mais flexibilidade num conjunto de funcionalidades da plataforma, as novas atualizações (inverno 2021), num total de 50 para o conjunto de ferramentas disponibilizadas pela plataforma, foram apresentadas por Brian Chesky, co-fundador e CEO da Airbnb. Enquanto as pessoas e o mercado de hospedagem procuram descolar dos efeitos da pandemia nos EUA, a companhia norte-americana eleva para mais 100 o número de atualizações introduzidas em todo ano 2021 e afirma “I’ m (even more) Flexible.” Tudo para aperfeiçoar serviço prestado a anfitriões e utilizadores do seu modelo de hospedagem que está na sua origem: bed and breakfast.

“Pela primeira vez, milhões de pessoas podem agora viajar a qualquer hora, para qualquer lugar, pelo tempo que quiserem e até mesmo viver em qualquer lugar na Airbnb,” acrescentou Chesky.

Em Portugal, a experiência dos clientes que utilizam a Airbnb é gerida por pessoal qualificado através de plataforma internacional de call centres (Sitel Group) em coordenação com as direções departamentais da companhia norte-americana. A página eletrónica Airbnb.pt apresenta um guia (em português) sobre o regime de hospedagem nos alojamentos disponibilizados pela marca.

Além de informação sobre os programas de proteção e seguros AirCover, também é disponibilizada informação sobre coberturas e exclusões, e advertências relativas a limitações sobre as garantias, condições, termos e conceitos.

(notícia atualizada às 13h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbnb atualiza seguros de anfitrião e adiciona coberturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião