ECO do Dinheiro. Idade de acesso à reforma baixa três meses

  • ECO
  • 29 Novembro 2021

A pandemia trouxe mortalidade e, em consequência, a idade normal de acesso à reforma vai baixar em 2023 para 66 anos e quatro meses. Veja aqui o ECO do Dinheiro.

  • Idade de acesso à reforma baixa três meses. Veja o video

Sabia que a idade de acesso à reforma vai baixar em 2023? É verdade, pela primeira vez, a idade da reforma vai recuar e a “culpa” é da pandemia e da consequente mortalidade. O Instituto Nacional de Estatística revelou, esta segunda-feira, que a esperança média de vida aos 65 anos desceu para 19,35 anos entre 2019 e 2021.

Assim, em 2023, a idade normal de acesso à pensão vai cair para 66 anos e quatro meses. Dito de outra forma, ganhou três meses no acesso à reforma. A idade de acesso à reforma aumentou em dois anos consecutivos e desde maio de 2018 que esta referência não era tão baixa.

A idade da reforma é determinada pela aplicação de uma fórmula que tem em conta a evolução da esperança média de vida aos 65 anos…Ora o INE divulgou que o valor provisório desse indicador foi estimado em 19,35 anos, o que compara com os 19,69 anos registados no triénio anterior. Precisamente por causa da mortalidade causada pela crise pandémica.

Atenção, aos pensionistas que contem com mais de 40 anos de contribuições é aplicada a chamada “idade pessoal da reforma”. Há um ‘desconto de quatro meses em relação à idade normal de acesso à pensão por cada ano de descontos que o trabalhador tiver acima dos 40….

No limite, é possível passar à pensão antes dos 65 anos, sem qualquer corte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO do Dinheiro. Idade de acesso à reforma baixa três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião