BRANDS' ECO Investigação e Desenvolvimento: o setor no PRR

  • ECO + Millennium bcp
  • 3 Dezembro 2021

Quais são as medidas com maior impacto potencial na atividade das empresas que atuam no âmbito do Investigação e Desenvolvimento (I&D)? Descubra aqui.

A atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) tem como objetivo a obtenção de novos conhecimentos para o desenvolvimento sistemático de novos materiais, de novos produtos e/ou processos, sistemas e serviços ou a melhoria substancial dos já existentes.

No Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é dado grande enfoque a estas atividades por forma a garantir a convergência de Portugal com a Europa até 2030, através do aumento da competitividade da economia portuguesa, baseada na investigação, desenvolvimento e inovação, bem como nas condições de emprego qualificado em Portugal no contexto internacional, juntamente com o aumento do investimento público e privado em atividades de I&D.

Segundo o relatório divulgado pelo Eurostat em 2019, Portugal registou o sétimo maior aumento, desde 2015, no que diz respeito ao investimento em atividades de I&D. Em 2019, Portugal consolidou o 14º lugar no ranking dos Estados-membros que mais investem em I&D (15º lugar em 2015), num processo de convergência com a média europeia, de acordo com dados da Agência Nacional da Inovação (ANI) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Investigação e Desenvolvimento no PRR

Da análise ao Plano de Recuperação e Resiliência (documento submetido a consulta pública) foi possível identificar quais as medidas com maior impacto potencial na atividade das empresas que atuam no âmbito da Investigação e Desenvolvimento, quer na qualidade de beneficiárias diretas, quer enquanto fornecedoras de competências e conhecimento para outros setores de atividade, nomeadamente o setor público.

É tempo de pôr a economia a andar. Vamos lá!

Se antecipa poder vir a beneficiar destas medidas, seja por via da candidatura a apoios diretos, seja pela oportunidade de fornecimento das necessidades públicas de investimento, o Millennium bcp presta apoio na candidatura com as soluções de que necessita e o aconselhamento especializado. Enquanto Banco do Plano de Recuperação e Resiliência, o Millennium bcp é o banco que está ao lado das empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investigação e Desenvolvimento: o setor no PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião