Testes gratuitos disponíveis em 216 concelhos. Veja a lista de farmácias e laboratórios

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Dezembro 2021

A comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional está disponível em 216 dos 278 concelhos de Portugal continental. Veja aqui a lista de farmácias e laboratórios.

Os testes rápidos de antigénio (TRAg) estão disponíveis em farmácias e laboratórios de 216 dos 278 concelhos de Portugal continental, o que corresponde a uma cobertura de testes comparticipados em 77% dos municípios, anunciou esta sexta-feira a task force da testagem à Covid-19.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) sublinha que “esta é uma das medidas de reforço de testagem, com vista ao controlo e combate à pandemia de Covid-19 no país, estando em vigor, pelo menos, até 31 de dezembro”.

Além destes testes, cada cidadão pode recorrer à rede de diagnóstico de SARS-CoV-2, formada por 163 laboratórios, que realizam testes PCR, e à rede de mais de 1.300 entidades que realizam TRAg de uso profissional, lembra o INSA.

Esta sexta-feira, o Ministério da Saúde anunciou também que vai aumentar o valor da comparticipação dos testes rápidos de antigénio de uso profissional de 10 para 15 euros, no âmbito do regime excecional de comparticipação destes testes.

“Numa altura em que é recomendado o esforço de testagem a nível nacional, esta medida visa aumentar os incentivos para que mais laboratórios de análises clínicas e farmácias adiram ao esforço conjunto de combate à pandemia, através da deteção precoce de casos de infecção por SARS-CoV-2, sem aumentar os constrangimentos financeiros por parte dos utentes”, informou o Ministério da Saúde em comunicado.

Veja aqui a lista de farmácias e laboratórios que realizam TRAg de uso profissional, abrangidos pelo regime excecional e temporário de comparticipação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Testes gratuitos disponíveis em 216 concelhos. Veja a lista de farmácias e laboratórios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião