Grupo Aviva conclui saída dos mercados Itália e Polónia

  • ECO Seguros
  • 8 Dezembro 2021

Considerados ativos não estratégicos para a seguradora britânica, os desinvestimentos têm como contrapartes adquirentes a CNP Assurances em Itália e, na Polónia, o grupo Allianz.

A Aviva plc concluiu o processo de venda da restante operação de seguros de Vida em Itália à francesa CNP Assurances, por um montante de 543 milhões de euros (cash), completando o desinvestimento e a saída do mercado italiano.

Nas últimas 24 horas, concluímos as vendas da Aviva Polónia e da operação em seguros de Vida em Itália. São passos importantes, uma vez que simplificámos radicalmente a Aviva. Não tenho dúvidas de que ambas as empresas vão prosperar com a excelência dos novos proprietários, a quem desejo e a todas as equipas todo o sucesso futuro.,” disse Amanda Blanc, CEO do grupo Aviva plc.

A transação dos ativos italianos foi inicialmente anunciada em março de 2021 e inclui 51% de participação na Aviva SpA e 100% do capital social da Aviva Life SpA. Além destas duas companhias, o montante pago pela CNP engloba cerca de 93% do capital da Aviva Italia Servizi, empresa que fornece serviços de apoio às duas seguradoras de Vida alienadas pela britânica. Com a conclusão da venda, a Aviva SpA, onde o grupo UniCredit detém os outros 49%, passará a designar-se CNP Vita Assicura.

Allianz completa compra da Aviva Polónia por 2,5 mil milhões

A Allianz – que através da subsidiária italiana já havia adquirido a operação local de seguros gerais do grupo britânico (Aviva Italia SpA) – também concluiu o processo de compra das atividades da Aviva no mercado polaco (Aviva Poland), em cujo perímetro se incluem interesses (no ramo Vida) na Lituânia.

A venda da totalidade do capital da Aviva Poland (seguros Vida e Não Vida) foi concluída por valor aproximado de 2,5 mil milhões de euros, seja 2,4 mil milhões mais dividendos pagos em 2021 e outras rubricas. A transação inclui atividades no setor de pensões e gestão de ativos, além de 51% que a Viva detinha empresas conjuntas de bancassurance com o Santander Bank Polska, detalha o grupo germânico.

Com a compra dos ativos da Aviva, o grupo alemão torna-se 2º no ranking polaco do ramo Vida e nº5 no ranking geral na Polónia por volume de prémios emitidos em 2020, indica a Allianz.

Com a nomeação de Amanda Blanc, no verão de 2020, para a liderança executiva da Aviva, o programa de desinvestimentos do grupo acelerou. Desde então, a Aviva Plc encaixou cerca de 8,8 mil milhões pela venda de operações não estratégicas (França, Itália, Polónia, Singapura, Vietname). O grupo segurador britânico elegeu o Canadá, Reino Unido e Irlanda como os seus mercados estratégicos para o futuro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Aviva conclui saída dos mercados Itália e Polónia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião