Quanto o setor segurador está a pagar e a oferecer para atrair talento

  • ECO Seguros
  • 13 Dezembro 2021

Aumentam pacotes salariais e as empresas de seguros querem novos perfis. Veja quanto se está a pagar mas, segundo a Michael Page, os candidatos estão a pretender mais que um bom salário.

Inês Paes de Vasconcelos, responsável pela área de Insurance da Michael Page: “A procura de talento nos seguros tem registado um aumento constante desde final de 2020”.

A procura de novos perfis no setor dos seguros e o aumento dos pacotes salariais estão a caracterizar o último trimestre deste ano, nomeadamente na área da grande Lisboa, afirma o Estudo de Remuneração Portugal 2022 Insurance realizado pela empresa de recrutamento Michael Page que refere um aumento consistente da oferta de emprego “desde o último trimestre de 2020, acompanhado pelo aparecimento de novas funções profissionais relacionadas com as insurtechs e as novas tecnologias na área seguradora”.

Entre as novas funções que surgiram no setor, a recrutadora destaca a de cyber risk specialist, startups lead, D&I (Diversidade & Inclusão) director or lead, assim como também aumenta a procura para a função de affinities manager. O mercado português regista ainda uma enorme procura de candidatos com experiência em inovação e transformação, e de perfis de consultoria interna ou PMO, tanto nas insurtechs como nas seguradoras, mantendo-se a tendência positiva em áreas de risco, auditoria, atuarial e data analytics. Verifica-se ainda crescimento das ofertas para a função de business development e account management, nas áreas de Marketing, sobretudo canal Digital, diz a Michael Page.

Segundo a recrutadora o setor segurador continua a ser uma forte aposta do setor bancário “um pilar estratégico, nomeadamente através do canal bancassurance ,que está num crescendo” e acrescenta que “tanto as seguradoras como os corretores têm vindo a apostar na captação e retenção de talento e na readaptação interna de perfis”.

“A procura de talento nos seguros tem registado um aumento constante desde final de 2020”, afirma Inês Paes de Vasconcelos, Senior Associate Manager e Responsável pela área de Insurance da Michael Page, explicando que “as tendências estruturais, tais como a digitalização e a descarbonização, são vitais para uma mudança do setor a longo prazo, que cada vez mais tem de responder aos ciber-riscos e às novas exigências ambientais”.

Pacotes salariais em alta e novos benefícios para conseguir atrair talento

O esforço de atração de novos quadros para o setor é uma das evidências do estudo da M. Page: “O dinamismo do setor que se vive em Portugal, caracterizado ainda pela elevada mobilidade profissional, tem provocado um aumento da oferta salarial. A preocupação em reter talento, como fator de geração de valor, traduz-se numa evolução ao nível da oferta de salário e na necessidade de aumentar os pacotes salariais com “fringe benefits”.

O estudo aponta ainda que os benefícios mais valorizados no âmbito da remuneração variável dos candidatos são “flexibilidade, trabalho remoto, apoio à educação dos filhos, PPR’s e Fundos de Pensão, além de viatura da empresa para determinadas funções de gestão” e, do lado motivacional, “a possibilidade de assumir projetos na empresa”.

Do lado das empresas de seguros o estudo indica que as competências fundamentais exigidas são capacidade de adaptação aos desafios, análise de cenários, prospeção de negócios, estar atento às inovações tecnológicas e ter facilidade em estabelecer um bom relacionamento interpessoal.

A Michael Page evidencia no Estudo que “devido ao crescimento da procura e mobilidade no mercado de trabalho dos seguros, registou-se um aumento dos pacotes salariais em algumas áreas”, destacando nas funções técnicas de atuário sénior e subscritor, a remuneração máxima para a região de Lisboa é de 66.150 mil euros anuais brutos, enquanto um gestor de sinistros pode auferir até 23.100 mil euros anuais brutos. Relativamente às funções de negócio, o salário do diretor comercial brokers, numa base de 70 mil euros pode chegar a 120 mil euros e um account broker auferir entre 28 mil a 50 mil euros anuais brutos. No caso das funções comerciais de agentes, a remuneração média oscila entre os 21 mil a cerca de 26 mil euros anuais brutos, na região de Lisboa.

Para algumas funções, a atual situação salarial base, segundo a Michael Page, é:

Remuneração Anual Bruta nos Seguros, em euros, sem bónus

Fonte: Michael Page, Estudo de remuneração Portugal 2022 Insurance

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto o setor segurador está a pagar e a oferecer para atrair talento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião