ECO do Dinheiro. Quanto vão subir as pensões em 2022?

  • ECO
  • 15 Dezembro 2021

Quase todas as pensões vão subir no próximo ano. A portaria que atualiza o valor já foi publicada em Diário da República. Veja o vídeo.

Quase todas as pensões vão subir no próximo ano. A portaria que atualiza o valor já foi publicada em Diário da República. À boleia da inflação o montante mensal a receber pelos reformados vai aumentar entre 0,24% e 1%. Veja o vídeo:

O aumento percentual maior está reservado para as pensões até 886,4 euros brutos mensais ou duas vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais. Nestes casos, o montante mensal subirá um máximo de 8,86 euros.

Os pensionistas que recebem entre 886,4 e 2.659 euros vão ter um aumento de 0,49%. Nas pensões entre 2.659 euros e 5.318,4 euros o aumento é de apenas 0,24%. Acima daquele último patamar não há qualquer aumento.

Este ano, porque a inflação foi negativa em 2020 e a economia sofreu uma forte quebra, existiu apenas um aumento extraordinário de 10 euros para as pensões mais baixas. No próximo, uma vez que o saldo do desempenho económico continua a ser negativo, a atualização das pensões reflete apenas a inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO do Dinheiro. Quanto vão subir as pensões em 2022?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião