Rússia responderá “adequadamente” a expulsão de dois diplomatas na Alemanha

  • Lusa
  • 15 Dezembro 2021

Alemanha expulsou dois diplomatas russos depois de um tribunal de Berlim ter condenado a prisão perpétua um cidadão russo que, em pleno dia, assassinou um opositor tchetcheno em 2019.

A Rússia anunciou esta quarta-feira que responderá “adequadamente” à expulsão de dois diplomatas russos da Alemanha, após a sentença do chamado “assassínio do Tiergarten”.

“As ações hostis de Berlim não ficarão sem uma resposta adequada”, afirmou, no seu canal do serviço de mensagens Telegram, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, anunciando para breve a divulgação de uma declaração oficial de Moscovo.

O Governo alemão classificou esta quarta-feira como ‘personae non gratae’ dois diplomatas russos, pouco depois de um tribunal berlinense ter condenado a prisão perpétua um cidadão russo que, em pleno dia, assassinou um opositor tchetcheno na capital alemã em 2019.

O tribunal deu como provado que o assassino agiu seguindo instruções dos serviços secretos russos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, convocou o embaixador russo na Alemanha e informou-o da expulsão de dois membros do pessoal diplomático da embaixada.

A chefe da diplomacia alemã afirmou que atos como o assassínio do opositor tchetcheno representam “um grave obstáculo” ao tipo de comunicação que, no seu entender, deve existir entre a Rússia e a Alemanha.

Em 2019, alguns meses após o crime, Berlim tinha já expulsado dois diplomatas russos por “não contribuírem” para o esclarecimento do caso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia responderá “adequadamente” a expulsão de dois diplomatas na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião