Endividamento da economia sobe 1,1 mil milhões de euros em outubro

O endividamento da economia portuguesa fixa-se agora em 765,6 mil milhões de euros, revela o Banco de Portugal. 

O endividamento da economia portuguesa (todos os agentes económicos exceto a banca) subiu 1,1 mil milhões de euros em outubro face ao mês anterior, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP). Fixa-se agora em 765,6 mil milhões de euros. A subida deveu-se maioritariamente ao setor privado.

Olhando só para o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares), este aumentou em mil milhões de euros, para 420,3 mil milhões de euros, no décimo mês do ano, segundo o organismo liderado por Mário Centeno.

Dentro deste setor, verifica-se que o endividamento das empresas privadas cresceu 0,6 mil milhões de euros, principalmente por causa do “financiamento obtido junto do exterior, que foi em parte compensado pela redução do endividamento perante o setor financeiro”. Este aumento traduz-se numa subida de 2,4% comparativamente com outubro de 2020, uma aceleração do ritmo de crescimento.

Por outro lado, o endividamento dos particulares subiu 0,4 mil milhões de euros e “resultou no incremento do endividamento em relação ao setor financeiro”. É um aumento de 3,2% face ao período homólogo.

Já o endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) apenas cresceu 0,1 mil milhões de euros, para 345,3 mil milhões de euros. A subida “resultou, sobretudo, do crescimento do endividamento perante o setor financeiro e as próprias administrações públicas (1,9 e 0,3 mil milhões de euros, respetivamente), que foi compensado pela diminuição do endividamento junto do exterior (2,2 mil milhões de euros)”, explica o BdP.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia sobe 1,1 mil milhões de euros em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião