5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 22 Fevereiro 2017

No Reino Unido, novos números do PIB de 2016 e os resultados do Lloyds devem pintar uma imagem mais clara da economia em ano de Brexit, e outras três coisas que precisa de saber esta manhã.

A Comissão Europeia vai revelar o relatório com a análise mais aprofundada da economia de cada Estado-membro, incluindo Portugal, e o Reino Unido apresenta os resultados reais do PIB no final de 2016. Empresas como o Lloyds Banking Group, a Bayer e a Airbus apresentam resultados e a Fed divulga as minutas das reuniões de 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Uma reunião de técnicos da OPEP em Viena vai avaliar o cumprimento do acordo definido em janeiro.

Lloyds apresenta resultados que se esperam positivos

Agora que o Reino Unido deixou de ser o maior acionista do Lloyds Banking Group, detendo menos de 5% do capital do banco, espera-se que os resultados apresentados sejam positivos esta quarta-feira, o que representaria uma boa notícia para a economia britânica após o HSBC ter desiludido. Também esta quarta-feira a farmacêutica alemã Bayer, a fabricante de aviões francesa Airbus e a norte-americana Tesla mostram os resultados do último trimestre do ano passado.

Comissão Europeia avalia Portugal à lupa

No âmbito do Semestre Europeu, a Comissão Europeia vai divulgar os relatórios sobre a situação económica e social de cada um dos países da União, incluindo Portugal e deixando apenas de fora a Grécia, que se encontra ainda num programa de ajustamento. Esta avaliação é o primeiro passo para a emissão de recomendações específicas para cada país, que serão emitidas na primavera. Deve também ser entendida pelos países como um contributo para a atualização dos respetivos Programas de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas.

Reino Unido mostra PIB final de 2016

Os dados mais aprofundados acerca do PIB britânico no último trimestre de 2016 saem esta quarta-feira ao final da manhã, e poderão mostrar uma recuperação melhor do que o esperado: desde que foi revelada uma estimativa inicial de crescimento de 0,6% em cadeia, certos componentes como a produção industrial foram revistos em alta. Os analistas esperam, assim que o valor possa ser mais alto do que o avançado anteriormente.

OPEP avalia cumprimento do acordo

O encontro de um comité de técnicos da OPEP e não só, em Viena, deverá determinar se os países da organização estão a cumprir os parâmetros do acordo de redução da produção que foi decidido em janeiro. Uma avaliação que poderá afetar os preços do crude nos próximos dias.

Minutas da Fed elucidam sobre juros nos EUA

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) divulga as minutas das reuniões de 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Janet Yellen, dirigente da Fed, já disse que prevê aumentos das taxas de juro se a economia dos Estados Unidos se mantiver no mesmo caminho, cumprindo as expectativas de aumentar a inflação e continuar a reduzir o desemprego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião