BRANDS' ECO Heróis PME: A importância da internacionalização das PME

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  • 17 Janeiro 2022

Há vantagens e desvantagens na internacionalização das PME. De acordo com a PRA, parceiro da 4ª edição dos Heróis PME, o sucesso depende do tipo de mercado em que cada empresa atua.

Se, por um lado, a internacionalização de uma PME pode fazer com que esta se diversifique mais e, consequentemente, fique com mais ganhos, por outro lado, caso não haja uma carteira sólida de clientes, esta opção pode trazer mais problemas do que vantagens.

Mas, então, quais são os fatores cruciais que ditam ou não o sucesso da internacionalização de uma PME? De acordo com Pedro Sá, sócio e membro do Comissão Executiva, da PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, a avaliação das vantagens e desvantagens deste processo “depende em grande medida do mercado doméstico”.

“A diversificação tem valor em si mesma, como é sabido, sobretudo quando o mercado doméstico é relativamente pequeno. Mas uma boa empresa, com boa gestão e bons produtos ou serviços pode até correr o risco [ao se internacionalizar] de se desfocar do mercado em que mais deveria apostar”, alertou o responsável da PRA, deixando claro que nem sempre a internacionalização é a melhor opção para as PME.

Pedro Sá acrescentou, ainda, que o processo de internacionalização “permite escalar a dimensão e a rentabilidade”, mas também pode ser uma “fonte de problemas se provocar erosão na solidez da relação com clientes portugueses” e se não for controlado e apoiado. “Se, pelo contrário, a internacionalização for paulatina e sólida, isso pode constituir um argumento de reforço do próprio posicionamento da empresa em Portugal”, ressalvou.

Nesse sentido, o sócio da PRA reforçou que a internacionalização das PME depende, em primeiro lugar, da maturidade e da apetência do mercado nacional, ou seja, da natureza do próprio negócio. E, em segundo lugar, depende dos custos associados à internacionalização, decorrentes de todo o processo.

Para melhor elucidar o seu ponto de vista, o parceiro do prémio Heróis PME, deu o seguinte exemplo: “internacionalizar um produto transformado industrialmente não é a mesma coisa que internacionalizar serviços de desenvolvimento de software”. Ou seja, enquanto este último serviço acaba por se internacionalizar quase que intuitivamente, o outro já precisa de um processo mais complexo para chegar ao mercado internacional.

Corporate finance como fator decisivo para o sucesso

Mas as medidas que ditam o sucesso da internacionalização de uma empresa não se ficam por aqui. Pedro Sá apontou, ainda, a corporate finance das empresas como um fator crucial neste processo: “Os instrumentos de financiamento ao dispor das PME – e sobretudo o equilíbrio certo entre eles – são totalmente centrais no sucesso ou insucesso dos negócios”.

O responsável da PRA destacou, por isso, três cuidados que as PME devem ter nas suas operações de compra e venda, são eles:

· customer e supplier care, “porque a fidelização de bons fornecedores e bons clientes, até à custa da margem, traz dividendos a longo prazo”;

· a partilha do risco de flutuação de preços das matérias-primas com os clientes, “com transparência, já que em momentos de grande volatilidade e de aumentos de preços rápidos, como é o atual, este é um instrumento muito valioso”;

· nunca se diferenciar pelo preço, “pois essa é uma estratégia intuitiva, mas de curto prazo”.

Pedro Sá considera, assim, que, além da qualidade, da competitividade e de uma boa rede de contactos, o financiamento sólido é outra das caraterísticas essenciais para o desenvolvimento/crescimento de uma PME. “A ponderação que os sócios fazem em relação às ferramentas de capitais próprios e de dívida decidem em grande medida o destino das empresas, tão simples quanto isso”, concluiu.

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