Portugal vai ter as primeiras lojas físicas de bitcoin

Espanhóis da BitBase já estão prontos a abrir portas na loja que vão inaugurar em Lisboa e estão a trabalhar na abertura de outra, no Porto. Terão caixas automáticas de criptomoedas e apoio à compra.

A BitBase, uma startup espanhola, planeia abrir duas lojas de compra e venda de criptomoedas em Portugal e instalar caixas automáticas para o mesmo efeito. A primeira fora de Espanha já encontrou “casa” em Campo de Ourique, Lisboa. A segunda ainda não saiu do papel, mas está decidido que será no Porto, disse ao ECO fonte oficial da empresa.

A inauguração da loja física em Lisboa está marcada para segunda-feira, 24 de janeiro, e o estabelecimento terá vários equipamentos do tipo “ATM” (equivalentes às caixas Multibanco convencionais) para compra de bitcoin e de outras sete criptomoedas. A startup diz que esta vai ser a primeira loja física focada em criptomoedas no país. Ainda não decidiu quantas caixas serão instaladas no início.

Nas lojas da marca, a BitBase promete ajudar os clientes a “darem os primeiros passos no mundo cripto”, contando com uma “equipa especializada” para dar “assistência na compra e venda de criptomoedas”, refere o site da empresa. Atualmente, já existem 25 lojas BitBase localizadas em 15 cidades espanholas, país onde gere também uma rede de 149 caixas “ATM” de criptomoedas.

Fachada da loja da BitBase em LisboaD.R.

“Este não será o único estabelecimento que a empresa terá em Portugal”, lê-se numa nota a que o ECO teve acesso. A empresa já deu início ao processo para encontrar um local onde instalará “outra loja” no Porto, e pretende ainda a “instalação de vários estabelecimentos com o modelo franqueado”.

A BitBase cita dados do site Radar Coin ATM para referir que “existem apenas quatro distribuidores de moedas digitais” em Portugal. É um número muito inferior ao de Espanha, nota a startup, “onde 149 já estão operando”. O mercado espanhol é, contudo, maior do que o português.

Portugal é apenas a primeira fase do plano de internacionalização da startup fundada por Álex Fernández (CEO) e Adria Llorens (COO). A empresa planeia levar o conceito até ao Reino Unido e Colômbia. A empresa quer também instalar mais 20 caixas “ATM” em Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai ter as primeiras lojas físicas de bitcoin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião