Rankings 2021: Ageas segura liderança entre gestoras de Fundos de Pensões

  • ECO Seguros
  • 23 Janeiro 2022

Os montantes geridos por entidades que operam em fundos de pensões cresceram 4,6% em 2021 e mais de 20% nos últimos cinco anos. O Top3 de carteiras vale 60% em quota de mercado. Veja os rankings.

Em 2021, os montantes sob gestão de fundos de pensões ultrapassaram os 24 mil milhões de euros, apontando acréscimo de 4,6% face ao final de 2020, indicam dados provisórios da Autoridade de Supervisão (ASF). No fecho do ano existiam 240 fundos de pensões (mais seis do que um ano antes, em resultado de movimentos de extinção e/ou criação). Do total, 166 eram fundos mantidos por operadores licenciados como Sociedades Gestoras de Fundos de Pensões (SGFP) e 74 por seguradoras.

Ranking 2021 – Entidades gestoras

Dados: ASF. Apresentação: ECOseguros; Em milhares de euros.

O Top3 de entidades gestoras representa 60% dos montantes geridos, as 5 primeiras pesaram 80% e as 10 maiores valem 98% dos montantes geridos, cabendo às outras sete do ranking ASF uns pouco significativos 2%. Como se verá adiante, a concentração de carteiras foi uma constante nos últimos 5 anos, mostra informação do departamento de Estatística da ASF.

No final de 2021, as SGFP representavam em conjunto e por montantes geridos cerca de 83% da estrutura do mercado supervisionado, cabendo o restante às companhias seguradoras. Entre estas, Ageas SGFP lidera o mercado com mais de 27% de quota, respondendo por um terço do subtotal detido pelas SGFP, seguida da CGD Pensões SGFP, com perto de 19% do mercado. Entre as seguradoras, destaque para a BPI VeP que, sozinha, responde por 82% dos montantes geridos no segmento.

Quotas por Seguradoras e SGFP

Dados: ASF. Apresentação: ECOseguros

A lista dos 25 maiores fundos de 2021 segue liderada por fundos fechados, que são os de perfil mais conservador (também os mais ilíquidos). Entre os primeiros 10 do ranking, só os dois últimos (9º e 10º) são fundos abertos.

Montantes geridos crescem 22% desde 2017

Dados: ASF. Apresentação ECOSeguros

Analisando evolução dos últimos 5 anos, apesar de leve recuo (-1,5%) de 2017 para 2018, os montantes geridos pelas SGFP cresceu sempre mais do que a variação percentual dos montantes detidos pelas seguradoras, exceto entre 2020 e 2021. Desde 2017, os montantes da totalidade de entidade gestoras que operam no mercado nacional cresceu 22%.

Em 2017 existiam 224 fundos de pensões. Nesse ano, as três maiores carteiras (por número de fundos geridos) eram detidas por BPI Vida e Pensões (36), Ocidental SGFP (atualmente integrada na Ageas SGFP) com 32 e a Futuro SGFP (grupo Montepio) com 29 fundos geridos.

Revendo a estrutura do mercado entre 2017 e 2021, a estatística da ASF mostra que o nível de concentração se mantém invariável. Ou seja, se no ano passado, as 5 maiores entidades pesavam entre si cerca de 81% dos montantes geridos e as 10 maiores geriam 98% da carteira supervisionada pela ASF (operadoras no mercado nacional), a quota correspondente ao Top5 é praticamente a mesma no período alongado, determinando a posição relativa dos operadores incluídos no ranking de 2021.

A lista e informação financeira (até 2020) dos fundos de pensões abertos estão acessíveis no portal da ASF. Em 2020, de acordo com as contas anuais reportadas à Supervisão, 10 entidades gestoras somaram resultado líquido aproximado de 13,2 milhões de euros, com destaque para Ageas 4,96 milhões e CGD Pensões, com 2,59 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rankings 2021: Ageas segura liderança entre gestoras de Fundos de Pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião