AMA, Nova IMS e CVTT-ISCTE criam polo de inovação digital para administração pública

O objetivo deste polo de inovação digital é apoiar a transição digital nas várias áreas de intervenção do Estado.

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a NOVA Information Management School (Nova IMS) da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias do Iscte (CVTT-ISCTE) estão empenhados na otimização das políticas públicas. As entidades criaram o Polo de Inovação Digital AI4PA – Artificial Intelligence for the Public Administration, que pretende apoiar o Estado nessa modernização através da promoção de soluções digitais com base na inteligência artificial (IA) e ciência de dados.

“Uma das nossas missões passa por promover a modernização da prestação e distribuição de serviços públicos orientados para a satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas”, começa por dizer Sara Carrasqueiro, membro do conselho diretivo da AMA.

“Nesse sentido, lideramos áreas como a estratégia e governação das TIC, identificação eletrónica, interoperabilidade, dados abertos, experiência do utilizador e acessibilidade, entre outros componentes base do governo digital em Portugal, e este projeto insere-se precisamente nesse eixo, com um foco especial na aceleração da transição digital em curso”, continua, citada em comunicado.

A AMA irá assumir a coordenação geral deste polo, que reúne mais de duas dezenas de parceiros, entre administração (central, regional e local), academia e empresas.

O polo pretende apoiar a transição digital nas várias áreas de intervenção do Estado, a diferentes escalas territoriais, através do desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras assentes em ciência dos dados e inteligência artificial, assim como aumentar as competências das entidades públicas e das pequenas e médias empresas que lhes prestam serviços.

“O AI4P, com todos os parceiros que o suportam, tem como ambição ser o catalisador que, tirando partido da ciência dos dados, do conhecimento disponível e das competências do consórcio, irá ser o motor da inovação e desenvolver uma nova geração de produtos e serviços da administração pública em Portugal”, considera Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS.

“Importa apoiar a transição digital da administração pública através do recurso à inteligência artificial e outras tecnologias inovadoras com o objetivo de aumentar a eficácia e a eficiência das políticas públicas e a qualidade dos serviços públicos”, acrescenta José Miguel Sales Dias, professor associado com agregação do ISCTE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AMA, Nova IMS e CVTT-ISCTE criam polo de inovação digital para administração pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião