Microsoft, BI4ALL e Nova IMS criam laboratório de business intelligence e analytics

As três entidades estabeleceram um protocolo com o objetivo de desenvolver atividades técnico-científicas, aplicadas a desafios do mundo real. O laboratório junta alunos, docentes e colaboradores.

A Microsoft e a BI4ALL, em parceria com a Nova Information Management School (Nova IMS) criaram o Laboratório de Business Intelligence & Analytics (BI&A), através de um protocolo que visa desenvolver atividades técnico-científicas, aplicadas a desafios do mundo real. O laboratório reúne docentes, alunos e colaboradores das três organizações.

“A aposta na educação e na aprendizagem é uma das nossas missões. Queremos disponibilizar as ferramentas necessárias para que os líderes de futuros negócios consigam implementar, desde já, estratégias e processos avançados de forma sustentada, reforçando a capacidade dos alunos da Nova IMS na criação de valor, ao mesmo tempo que nos coloca em contacto com talento emergente em áreas de conhecimento cada vez mais relevantes”, afirma Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft Portugal, em comunicado.

Pessoas Awards 2020
Paula Panarra, diretora-geral Microsoft Portugal.Hugo Amaral/ECO

A criação do laboratório tem ainda como objetivo desenvolver mecanismos de comunicação e cooperação que tornem possível, e incentivem, a participação conjunta em projetos, eventos e estudos.

“O intercâmbio entre o meio universitário e as organizações é um instrumento fundamental para promover uma melhor harmonia entre a oferta e a procura de emprego. Acreditamos que esta parceria será uma mais-valia para a integração dos jovens no mercado de trabalho, além de uma troca de aprendizagens para todos os envolvidos”, comenta José Oliveira, CEO da BI4ALL.

Miguel de Castro Neto, subdiretor da Nova IMS, considera também que esta parceria abre novas possibilidades às três instituições, “com a Nova IMS a assumir um papel central na estratégia de investigação e desenvolvimento da Microsoft e BI4ALL, com algumas lógicas de remuneração para os melhores projetos, que motivam os alunos e os envolvem desde já com o tecido empresarial”.

A ideia passa por lançar desafios na área de business intelligence & analytics aos alunos, adaptados aos vários níveis de ensino (licenciatura, pós-graduação e mestrado), especificamente pensados para projetos de final de ano, conclusão de curso ou tese de mestrado, tendo depois intervenção na análise e classificação dos trabalhos dos alunos. Ao longo do processo, os alunos poderão contar com o apoio da Microsoft e BI4ALL nas dúvidas que possam ter, bem como na definição e desenvolvimento das ideias.

Para os melhores alunos, vai existir uma lógica de estágios remunerados, bem como um programa de formação orientado para a área de inteligência artificial, big data ou data analytics.

Além disso, a BI4ALL vai atribuir prémios aos melhores trabalhos: 2.000 euros para os três melhores projetos de licenciaturas e pós-graduações; 4.000 euros para as cinco melhores teses de mestrado, e ainda um pré-acordo para o desenvolvimento de uma ideia tendo em vista a construção de uma solução vendável para o mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft, BI4ALL e Nova IMS criam laboratório de business intelligence e analytics

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião