NOVA IMS lança nova licenciatura em ciência de dados

O curso vai preparar os futuros profissionais para entender, desenvolver e utilizar modelos, algoritmos e as técnicas mais avançadas em matéria de ciência de dados.

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, está a reforçar a sua oferta curricular. No arranque do próximo ano letivo de 2021/2020 vai abrir uma nova licenciatura em ciência de dados, uma área que regista uma grande escassez de talento.

“O objetivo é treinar futuros profissionais capazes de entender, desenvolver e utilizar modelos, algoritmos e as técnicas mais avançadas em matéria de ciência de dados, para analisar e extrair conhecimento do big data”, diz dizer Roberto Henriques, subdiretor e presidente do conselho pedagógico da NOVA IMS.

Aprendizagem automática, aprendizagem profunda e inteligência artificial são alguns dos tópicos que serão abordados durante o curso.

O grande potencial da utilização de técnicas de ciência de dados para analisar vastas quantidades de dados, produzidas diariamente, tem sido limitado em Portugal e na União Europeia pela falta de profissionais devidamente qualificados. Em 2020, a Hays apontava as Tecnologias de Informação (TI) como o setor onde as empresas portuguesas revelam ter maiores dificuldades em contratar, com os analistas de business intelligence e os cientistas de dados a surgir em primeiro plano.

O estudo da consultora, que, na altura, inquiriu 3259 profissionais qualificados e 793 empregadores, concluiu ainda que 33% dos profissionais do setor foram aumentados no ano anterior e 62% recusaram ofertas de emprego, antecipando uma forte pressão salarial nesta área, fruto da falta de talentos disponíveis no mercado.

“Os desenvolvimentos registados recentemente e que vão marcar as próximas décadas, centrados na digitalização, big data, inteligência artificial, data science ou indústria 4.0 tornam a formação nesta área essencial para uma grande diversidade de aplicações industriais e para o favorecimento da transição digital das empresas”, acrescenta Pedro Saraiva, diretor da NOVA IMS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NOVA IMS lança nova licenciatura em ciência de dados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião