Nas notícias lá fora: Fundo da Noruega, Coreia do Norte e OpenRAN

  • Joana Abrantes Gomes e ECO
  • 31 Janeiro 2022

O maior fundo soberano do mundo diz que a inflação elevada é permanente e que vai castigar os retornos dos investidores ao longo dos próximos anos. A Coreia do Norte testou o maior míssil desde 2017.

O norueguês Nicolai Tangen, que gere o maior fundo soberano do mundo, advertiu que a subida permanente da inflação fará com que os investidores tenham baixos retornos nos próximos anos. O Governo norte-coreano testou o maior míssil desde 2017. A Vodafone e a Intel vão apostar juntas no OpenRAN. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional desta segunda-feira.

Financial Times

Maior fundo soberano vê inflação “permanente” a castigar investidores

Nicolai Tangen, que gere o fundo soberano da Noruega, o maior do mundo, com ativos avaliados em 1,3 biliões de dólares, alertou que os investidores vão enfrentar anos de baixos retornos à medida que a subida da inflação se torna uma característica permanente da economia global. A inflação está no nível mais alto desde há mais de duas décadas nas grandes economias mundiais, em particular nos EUA, onde o ritmo anual de crescimento dos preços atingiu 7% em dezembro.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Reuters

Coreia do Norte testou o maior míssil desde 2017

A Coreia do Norte confirmou esta segunda-feira que lançou um míssil balístico de médio alcance Hwasong-12, sendo a primeira vez que uma arma com capacidade nuclear desta dimensão é lançada desde 2017. Trata-se do sétimo teste conduzido por Pyongyang num só mês, o que deixa os EUA preocupados com a escalada de testes de mísseis no território norte-coreano, que podem ser precursores para retomar os testes de armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Vodafone e Intel avançam juntas no OpenRAN

A Vodafone juntou-se à Intel numa aposta conjunta no OpenRAN, uma arquitetura de redes de telecomunicações que pode resolver o problema da concentração num único fornecedor, deixando de depender de grandes fabricantes de equipamentos no desenvolvimento do 5G. A iniciativa da Vodafone contribuirá ainda para os esforços da União Europeia no sentido de reforçar a sua indústria de chips

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Expansión

Air Europa precisa de 200 milhões para evitar falência

No dia em que termina o prazo estabelecido para a aquisição da companhia aérea espanhola Air Europa pela IAG, que detém a transportadora Iberia, a companhia do grupo Globalia necessitará urgentemente de uma nova injeção de dinheiro, desta vez de 200 milhões de euros, para evitar ir à falência.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso condicionado/conteúdo em espanhol).

The Guardian

EUA finalizam sanções contra a Rússia por eventual ataque à Ucrânia

O Senado dos EUA está perto de um acordo para aplicar sanções à Rússia, depois de o Pentágono ter alertado que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, continua a reforçar as concentração de tropas russas junto à fronteira com a Ucrânia. Esse acordo deverá ficar concluído esta semana e inclui sanções económicas a Moscovo no caso de uma invasão militar à Ucrânia.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Fundo da Noruega, Coreia do Norte e OpenRAN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião