Produção Seguros 2021: Quais são os líderes em cada ramo
Fidelidade, Tranquilidade, Cosec, Victoria e Liberty lideram em ramos de seguros geradores de muitas receitas para as companhias. Conheça a dimensão de cada ramo Não Vida e as 5 maiores por segmento.
A Fidelidade é líder de mercado em 11 dos principais ramos de seguros Não Vida no mercado nacional, enquanto a Tranquilidade/Generali está no topo em três ramos. A Cosec é a primeira em seguros de crédito e seguros de caução e a Victoria está em primeiro lugar no ramo marítimo e Transportes.
Estas são conclusões extraídas do relatório Produção de Seguro Direto 2021 agora divulgado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS). Com dados detalhados sobre o volume de prémios do ramo Vida e dos ramos Não Vida, o documento permite verificar o desempenho comercial das seguradoras, ramo por ramo, durante o ano passado.
São mais de vinte os ramos Não Vida com relevo para a vida das pessoas e empresas e para o negócio das companhias de seguros. No ano passado a produção, ainda dados provisórios, atingiu 5.619 milhões de euros de prémios emitidos, com um crescimento de quase 5% relativamente a 2020, o ano forte da pandemia.
Fonte: APS; Tratamento de dados: ECOseguros.
No conjunto dos ramos Não Vida, a Fidelidade é a maior seguradora do mercado com 27% de quota, seguida da Tranquilidade com 19%, da Allianz com 8%, e de duas companhias do grupo Ageas Portugal, a Ocidental Seguros e a Ageas Seguros, ambas com 7% do mercado.
De entre os ramos Não Vida 19 destacam-se pela sua dimensão ou importância específica. Com 47 diferentes companhias a operar no mercado, nem todas exploram todos os ramos. O ramo Saúde, que tem registado crescimentos muito relevantes nos últimos anos, é dos que interessa a mais companhias e 25 operam neste segmento. No entanto, o ramo Acidentes Pessoais movimenta o interesse de 28 seguradoras.
No outro extremo, os muito específicos seguros de crédito e os agrícolas foram-se reduzindo a três companhias apenas. Os seguros obrigatórios de Responsabilidade Civil Automóvel e de Acidentes de Trabalho, úteis para proporcionar a contratualização de outras coberturas com clientes, mobilizam 17 e 18 companhias respetivamente.
Se os ramos relacionados com Automóvel representam quase um terço dos prémios emitidos pelo setor em ramos Não Vida, Doença, Acidentes de Trabalho e Multiriscos Habitação são igualmente coberturas com importância superior a 10% no volume de negócios do ramo.
A concentração de companhias por ramo tem duas perspetivas possíveis. Grande concentração permite que as companhias se especializem mais e obtenham massa crítica superior, permitindo maior dispersão de riscos e, no limite, melhores preços para os consumidores. No entanto, este mesmo objetivo também é alcançável por uma menor concentração que significa maior concorrência entre companhias.
O ramo Acidentes pessoais é o mais concorrencial com 28 empresas a operar e com as 5 primeiras e representar pouco mais de metade do mercado. No outro extremo, para além dos ramos agrícolas e de crédito, no ramo Avarias de Máquinas apenas participam 12 companhias e as 5 primeiras concentram 97% do mercado.
Fonte: APS; Tratamento de dados: ECOseguros.
As maiores seguradoras em Não Vida, estão evidentemente no topo dos 19 ramos analisados. A Fidelidade tem 11 posições de liderança sendo a mais expressiva em Multiriscos Industriais com 49% do total dos prémios do ramo e 74% no pequeno ramo da Avaria das Máquinas. É líder nos segmentos maiores, automóvel e saúde.
A Tranquilidade/Generali lidera em Acidentes de Trabalho, Agrícola e em seguros de Assistência e é a 2ª maior nas diferentes coberturas do ramo automóvel e em toda a área dos seguros multirriscos.
Na área de seguros de crédito a Cosec lidera com quase metade no mercado e ultrapassou em 2021 a Abarca tornando-se nº1 em seguros de caução. Ainda no topo está a Victoria no ramo Marítimo e Transportes.
No top 5 dos 19 ramos surgem ainda outras seguradoras em diferentes posições como a Ocidental, Ageas Seguros, Allianz, Zurich, Metlife (2ª em acidentes pessoais), Liberty (3ª em Assistência), CA Seguros (3ª em Agrícola), Mútua dos Pescadores (3ª em Marítimo e Transportes), Europ Assistance (3ª em Proteção Jurídica) e também Chubb, Lusitania, AIG, ARAG, Aegon Santander e Via Directa (OK!). Crédito Y Caución é 2ª entre as seguradoras de Crédito, ramo que também inclui a CESCE e a Coface, e é 3ª em seguros de Caução.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção Seguros 2021: Quais são os líderes em cada ramo
{{ noCommentsLabel }}