Bancassurance: Allianz e UniCredit assinam acordo quadro para aplicar em vários países

  • ECO Seguros
  • 7 Fevereiro 2022

Acordo-quadro aprofunda parceria iniciada em 1996 e estende-se pela Europa central e oriental. Juntos na região, servirão 45 milhões de clientes. Certas marcas do banco mudam de nome em Itália.

O grupo segurador Allianz e o UniCredit, um dos 15 maiores bancos europeus em termos de capitalização bolsista no final de 2021, selaram um acordo-quadro transacional estabelecendo base de colaboração mais alargada e aprofundamento da parceria de bancassurance iniciada em 1996.

O âmbito do acordo cobre a atividade do UniCredit em Itália, Alemanha e em países da Europa Central e Este. O entendimento fixa a realização de investimento conjunto (incluindo formação e fase pré-marketing) visando integrar e acelerar a digitalização de processos do grupo segurador. O acordo também abre caminho para cooperação entre os dois grupos no negócio de banca-seguros, permitindo ao UniCredit oferecer os seus melhores produtos bancários aos clientes na plataforma aberta da Allianz na Alemanha, Itália e outras jurisdições, explica um comunicado do grupo segurador germânico.

“Estamos contentes por continuar e aprofundar a nossa parceria de sucesso com a UniCredit. Estou ansioso por assegurar o futuro da nossa base conjunta de clientes com produtos e serviços de classe mundial,” disse Oliver Bäte, CEO da Allianz SE.

Nos mercados de Itália, Alemanha e Europa central e oriental, o grupo Unicredit serve mais de 15 milhões de clientes; o grupo Allianz serve mais de 30 milhões de clientes, detalha o comunicado, adiantando que serão assinados dois novos protocolos para aplicação do acordo-quadro para modificar e completar os acordos já existentes nos mercados de Itália e Alemanha.

Em Itália, por exemplo, a renovação permitirá que os acordos já existentes nos seguros dos ramos Vida e não-Vida se estendam 2027, prevendo mais flexibilidade estratégica para o lado do UniCredit já a partir de 2024. Como parte do que ficou agora acordado a partir de 10 de fevereiro de 2022, as marcas CreditRas Vita e a CreditRas Asicurazioni serão redenominadas, respetivamente, UniCredit Allianz Vita e UniCredit Allianz Assicurazioni.

Na Alemanha, o acordo de implementação da nova colaboração, sujeito ainda a autorização regulatória, incluirá iniciativas conjuntas para reforçar marketing e área de bancassurance digital.

Maiores grupos de bancassurance, por prémios de seguro direto em 2020

Analisados como grupos consolidados, os 100 maiores operadores de bancassurance do mundo listados na plataforma Insuramore – que considerou as entidades detidas por grupos bancários ou de correios em pelo menos 51% do seu capital, ou seja, grupos bancários com atividade de subscrição de risco -, o setor de banca-seguros representou cerca de 8,3% da receita total global de seguro direto no ano 2020 – incluindo prémios e entradas -, em todo o tipo de produto de seguros, excluindo o resseguro aceite.

O crescimento global do negócio bancassurance beneficiou de sobremaneira da aquisição em França, pelo Banque Postale, de participação maioritária no grupo CNP Assurances, uma operação realizada em 2020 e que acrescentou cerca de 29,5 mil milhões de dólares em prémios ao negócio que a estatal La Poste já desenvolvia nos seguros.

De acordo com o ranking da Insuramore, o grupo dos cinco maiores no negócio de bancassurance tem o grupo Crédit Agricole à cabeça, seguindo-se La Poste (já com a CNP), o BNP Paribas, Intesa Sanpaolo e Japan Post. Quanto ao TOP 100, a Europa lidera o ranking com 44 dos players listados, seguida da Ásia Pacífico com 34, América Latina com 11 entidades e a América do Norte com seis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancassurance: Allianz e UniCredit assinam acordo quadro para aplicar em vários países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião