Vladimir Putin saudou relações “sem precedentes” entre a Moscovo e Pequim
As relações "avançaram num espírito de amizade e de parceria estratégica", disse o presidente russo. "Atingiram verdadeiramente um caráter sem precedentes", acrescentou.
O presidente russo, Vladimir Putin, saudou esta sexta-feira em Pequim as boas relações entre a Rússia e a República Popular da China que atingiram um nível que considerou “sem precedentes”.
As palavras de Putin foram proferidas no primeiro dia dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e em plena crise com os países ocidentais por causa da Ucrânia. “No que diz respeito às relações bilaterais: (as relações) avançaram num espírito de amizade e de parceria estratégica. Atingiram verdadeiramente um caráter sem precedentes”, disse Putin antes de um encontro com o homólogo chinês.
O encontro com Xi Jinping foi transmitido pela televisão russa. O presidente russo saudou o que disse ser “exemplo de relacionamento digno em que cada um ajuda o outro a desenvolver-se.
Segundo Moscovo, Vladimir Putin e Xi Jinping preparam, durante esta visita do chefe de Estado russo a Pequim, uma declaração sobre uma “visão comum” em termos de segurança internacional, numa altura em que a Rússia é acusada de preparar uma invasão militar da Ucrânia. Pequim tem apoiado Moscovo durante a recente crise internacional.
De acordo com o Kremlin, durante esta visita de Putin à República Popular da China estão também previstas as assinaturas de vários acordos, nomeadamente no domínio da distribuição de gás. Putin já se referiu a um contrato relativo ao fornecimento de 10 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano à República Popular da China.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vladimir Putin saudou relações “sem precedentes” entre a Moscovo e Pequim
{{ noCommentsLabel }}