Gasolina em Portugal é a 8.ª mais cara na União Europeia

O preço da gasolina 95 simples aumentou 1,7% em Portugal no quarto trimestre de 2021, face ao trimestre anterior.

O preço da gasolina aumentou 1,7% em Portugal no quarto trimestre de 2021, face ao trimestre anterior, colocando o país na oitava posição entre os Estados-membros da União Europeia com preços mais altos, segundo revela o boletim de preços da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Já no gasóleo, os preços praticados em Portugal são os décimos mais caros.

O preço com impostos da gasolina 95 simples no último trimestre do ano passado foi de 1,669 euros por litro, mais alto do que em Espanha e também face à média europeia. No entanto, “Portugal praticou um preço médio de venda sem impostos mais baixo do que em Espanha”, mas “a carga fiscal aplicada em Portugal (57%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”, explica o regulador.

O cenário é o mesmo quando se olham para os preços do gasóleo simples, que foram de 1,520 euros por litro. “O peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 25 cent/l mais altos do que em Espanha. Sem impostos, os preços médios nacionais são 1,3 cent/l inferiores aos do país vizinho”, volta a notar a ERSE.

“Portugal situa-se na décima posição dos países que vendem gasóleo simples mais caro na UE-27, sendo que o preço praticado corresponde a uma diferença de 32 cent/l e 35 cent/l face ao país com os preços mais baixos e ao país com os preços mais altos, respetivamente”, acrescenta o regulador.

Apenas olhando para o GPL Auto é que os preços nacionais (0,817 euros por litro) foram mais baixos do que os praticados em Espanha, sendo, ainda assim, mais altos que a média europeia. Este é o combustível rodoviário que tem menor carga fiscal, tanto na União Europeia como no mercado nacional.

Devido ao aumento dos preços nos combustíveis, o Governo prolongou a redução do ISP na gasolina e gasóleo até 30 de abril, mantendo a descida em dois cêntimos na gasolina sem chumbo e em um cêntimo no gasóleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina em Portugal é a 8.ª mais cara na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião