IPO de seguradoras em 2021 somam valor recorde dos últimos 5 anos

  • ECO Seguros
  • 10 Fevereiro 2022

Seguradoras e startups dedicadas ao setor arrecadaram mais de 6,6 mil milhões de dólares durante o último ano, na colocação de capital em bolsa, segundo a S&P. Para 2022 espera-se certa volatilidade.

O dinheiro angariado em 2021 pelo setor de seguros, incluindo o vertical insurtech, em ofertas públicas iniciais (IPO – Initial Public Offers), aproximou-se de 6,64 mil milhões de dólares (mais de 5,8 mil milhões de euros ao câmbio corrente), recolhendo valor recorde desde 2017 e com Índia à cabeça, indica a S&P Global Market Intelligence.

Focando as ofertas públicas de venda (OPV) que aconteceram no último trimestre, companhias do sub-continente asiático protagonizaram os maiores IPOs da indústria seguradora no trimestre. A PB Fintech Ltd liderou a lista ao conseguir 579,2 milhões de dólares em operação aprovada autoridade indiana do mercado de capitais em outubro. A Star Health and Allied Insurance Co. Ltd, também indiana, fez o segundo maior IPO, levantando 265,2 milhões de dólares.

A terceira operação de maior montante naquele trimestre pertenceu à Renaissance Insurance Group JSC, da Rússia, com 249,3 milhões de dólares. Na faixa seguinte em montantes brutos de OPV está a Marpai Inc, sediada nos EUA e cuja admissão à bolsa rendeu uns menos expressivos 28,8 milhões de dólares.

O setor de seguros (sem insurtechs) realizou 28 ofertas públicas de venda em 2021, mais sete do que em 2020 e que, em conjunto, angariaram mais de 4,16 mil milhões de dólares, segundo a S&P Global. O último trimestre de 2021 registou oito IPO com total agregado de 1,13 mil milhões angariados, menos do que os 1,87 mil milhões de dólares conseguidos em nove transações no quarto trimestre de 2020, quando se fixou novo máximo trimestral desde os últimos três meses de 2017.

Perspetivando cenário para 2022, o boletim da S&P cita relatório da EY para referir que a oportunidade de boas avaliações e liquidez deverá manter-se.

Porém, antecipa-se volatilidade (devido a fatores geopolíticos, riscos de inflação e impacto de variantes do novo coronavírus) que pode atrasar o calendário de opv no mercado, sugerindo-se que as empresas disponham de planos alternativos para satisfazer necessidades de financiamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IPO de seguradoras em 2021 somam valor recorde dos últimos 5 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião