Baixas por Covid custaram 2,9 milhões de euros por dia em janeiro

  • ECO
  • 10 Fevereiro 2022

Segurança Social pagou 89,5 milhões de euros em 389 mil subsídios de baixa em janeiro. Arranque do ano teve quase metade do número total de casos desde que a pandemia apareceu.

Janeiro teve quase metade do total de casos desde que a pandemia apareceu no país e isso significou mais baixas médicas. No primeiro mês do ano, a Segurança Social pagou 89,5 milhões de euros, num total de 389 mil subsídios, diz o Jornal de Notícias (link indisponível).

De acordo com os dados adiantados pelo Ministério do Trabalho àquele jornal, em janeiro, o número de baixas quase quadruplicou face a janeiro de 2021. Foram 187 mil subsídios por doença Covid (44,3 milhões de euros) e 169 mil subsídios por isolamento profilático (37,4 milhões de euros). Juntam-se ainda 33 mil subsídios (7,8 milhões de euros) por assistência a filho ou neto colocado em isolamento profilático.

Contas feitas, desde que a pandemia apareceu no país, no início de março, estes subsídios custaram mais de 446 milhões de euros à Segurança Social, tendo chegado a mais de um milhão de pessoas. No primeiro ano de pandemia, a despesa com baixas e isolamentos chegou aos 125 milhões de euros e, no ano passado, ascendeu a 232 milhões de euros, afirma o JN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baixas por Covid custaram 2,9 milhões de euros por dia em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião