Escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia estende perdas em Wall Street

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Fevereiro 2022

A situação na fronteira da Ucrânia com a Rússia conduziu os índices de Wall Street a registar perdas pela segunda semana consecutiva.

No fecho da sessão desta sexta-feira, os receios em torno de uma possível invasão militar à Ucrânia pela Rússia arrastaram as ações dos principais índices norte-americanos para terreno negativo pela segunda semana consecutiva, com o Nasdaq a registar a maior queda.

Enquanto o índice de referência S&P 500 encerrou a sessão a cair 0,75%, para 4.347,61 pontos, o industrial Dow Jones recuava 0,72%, para 34.066,01 pontos, e o tecnológico Nasdaq deslizava 1,24%, para 13.545,99 pontos, na mesma semana em que a Reserva Federal dos EUA confirmou a intenção de subir as taxas de juro para combater a inflação elevada.

Os mercados têm estado voláteis durante toda a semana, face aos mais recentes desenvolvimentos na fronteira da Rússia com a Ucrânia. As tensões entre os dois países e o Ocidente são mais uma preocupação para os investidores, que tentam perceber como a economia vai reagir ao aumento da inflação e à política monetária da Fed.

“Os investidores estão a enfrentar riscos geopolíticos, um aperto da Fed e valores de pico”, disse Peter Essele, chefe da gestão de carteiras da Commonwealth Financial Network, citado pela agência Reuters. “Sempre que se tiver esse tipo de cenário, vai observar-se volatilidade”, acrescentou.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia estende perdas em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião