Ranking Top 50: April é a maior agente de seguros em Portugal

  • ECO Seguros
  • 21 Fevereiro 2022

Os mediadores agentes de seguros atravessaram solidamente a pandemia, mas existiram mudanças no ranking. Veja quem são os 50 maiores cujas receitas atingiram 94 milhões de euros em 2020.

A April Portugal tornou-se a maior agente de seguros em 2020, segundo dados compilados por ECOseguros segundo informações recolhidas na base de dados da Informa D&B. A mediadora francesa subiu 7 lugares no ranking das 50 maiores sociedades agentes de seguros que, no seu conjunto e em comparação com 2019, subiram 7% o seu volume de negócios para 94,9 milhões de euros, com lucros superiores em 20% para 26,4 milhões de euros.

Em pleno ano de pandemia todas as maiores registaram resultados positivos e a rentabilidade líquida agregada de todas as mediadoras atingiu 27,8%, uma melhoria relativamente ao ano anterior.

As maiores 25…

A liderar Portugal em 2020 está a mediadora que pertence ao grupo April, tembém líder em França, que cresceu os seus negócios em 36% no ano da pandemia, superando 5 milhões de euros de vendas de produtos e serviços. Em ano de pandemia este resultado deveu-se essencialmente à venda de seguros de Vida Crédito, uma especialização da mediadora que se concretiza os seguros através da Axéria Prévoyance, uma seguradora do grupo April, com cerca de 450 milhões de euros de negócios e que, já em 2021, foi vendida à Malakoff Humanis, uma mutualista.

…E as maiores da posição 26ª à 50ª.

Classificando-se como masterbroker em Portugal, a April é detida a 100% pela April S.A., com sede em Lyon e supervisionada em França, e conta com uma rede de cerca de 400 pontos de venda entre agentes e mediadores de seguros em território português.

A Myseguros baixou ao segundo lugar do ranking por escassos 2 mil euros, salientando-se ainda no top 10 a Innovarisk, ao subir de 9º em 2019 para 7º lugar em 2020. No ano de plena Covid, as mediadoras mais ligadas a setores sensíveis como Automóvel e energia, acusaram descidas no ranking dadas as fracas subidas de vendas ou mesmo decréscimo como foi o caso da EDP Mediadora que baixou de 4ª para 8ªa posição após uma descida de faturação de 11%.

Para além da April e da Innovarisk no top 10, também se destacaram nas subidas Nacional Gest de Quarteira com mais 46% das vendas e quase duplicação dos lucros, a We Go Further, ligada a uma gestora de patrimónios que ganhou 6 posições depois de vendas 45% acima de 2019 e a Europamut que representa a seguradora de saúde mgen, com vendas de mais 34% e lucros que mais que duplicaram. A AQS de Ovar subiu 11 lugares para 26º e a Portoseguro que junta António Vasconcelos ao FC Porto subiu 13 lugares para 28º com vendas a atingirem 1,2 mil milhões de euros, mais 43% que em 2019.

A tabela das top 50 de 2020 sublinha a subida (sinal negativo) ou descida de posição relativamente a 2019, das maiores agentes de seguros em Portugal e ordena pelo volume de negócios, indicando a variação relativamente a 2019, o mesmo para os resultados líquidos do exercício, bem como o número de empregados declarado à Informa D&B.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking Top 50: April é a maior agente de seguros em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião