Tranquilidade é a seguradora que mais investe em publicidade

  • ECO Seguros
  • 22 Fevereiro 2022

As marcas de seguradoras aumentaram investimentos publicitários no ano passado atingindo 215 milhões de euros ou 350 milhões se incluída a Medicare, revela estudo da Marktest.

A Tranquilidade investiu mais de 56 milhões de euros – a preços de tabela – em publicidade nos media portugueses em 2021, mantendo o primeiro lugar entre as seguradoras nesta opção de comunicação, revela o estudo YumiAnalytics Desktop Base de Dados MultiMeios da MediaMonitor, uma empresa da Marktest.

Publicidade das seguradoras vai preferencialmente para a TV para produtos de grande público.

A pesquisa da Media Monitor refere que o valor investido pelo setor seguros em 2021 atingiu 349 milhões de euros. “Este crescimento reflete, no fundo, a evolução positiva que se registou no último ano em todo o mercado publicitário em Portugal, depois da travagem brusca da economia em 2020 por causa da situação pandémica que vivemos”, comentou a ECOseguros Cristina Dias, diretora de controlo de Investimentos Publicitários da Media Monitor/ Marktest, acrescentando que “em 2021 assistimos a um reaproximar do mercado publicitário da normalidade, com um crescimento que espelhou os indicadores de retoma económica que fomos verificando a nível nacional e internacional”, diz.

A classificação estabelecida pela Media Monitor inclui a Medicare, que não é uma seguradora, antes uma fornecedora de descontos na área da saúde, embora opere no mesmo setor e podendo disputar com as seguradoras alguns públicos. Cristina Dias assinala que a Medicare tem, no que classifica setor seguros na sua empresa, o maior investimento em publicidade nos últimos dois anos representando, a preços de tabela, cerca de 38% do investimento total do setor em 2021.

Excluindo a Medicare da análise, a Tranquilidade manteve a liderança nos investimentos publicitários em 2021. Cristina Dias confirma que “outros operadores reforçaram consideravelmente os seus investimentos em publicidade no último ano, e o caso mais evidente foi o da seguradora Tranquilidade, que aumentou em 80% os investimentos publicitários feitos em 2021, para um total de 56,5 milhões de euros, a preços de tabela”.

A gestora destaca ainda, na evolução entre 2020 e 2021, a seguradora Genesis, lançada apenas em 2021 pela Liberty Seguros em Portugal. “Nos primeiros meses de operação, a Genesis somou investimentos publicitários de 33,1 milhões de euros, a preços de tabela, posicionando-se assim de imediato no Top 3 de operadoras de seguros que mais investiram em publicidade no último ano nos media portugueses”.

Cristina Dias assinala também o Grupo Ageas que “foi o operador que fechou 2021 com a maior variação percentual nos seus investimentos, com os 2,5 milhões investidos, a preços de tabela, no último ano a representarem um salto de mais de 1000% face à base baixa dos 227 mil euros de 2020”.

A tabela indica os valores de investimento nos meios a preços de tabela, não refletindo os preços negociados em pacote. No entanto, permitem medir a presença das marcas junto dos públicos escolhidos.

Se a Tranquilidade, marca de Generali investiu 56 milhões de euros durante 2021 e a Genesis, nova marca da Liberty investiu 33 milhões, a LOGO, outra insígnia Generali, gastou 21 milhões. O Grupo Ageas também esteve presente nos meios em força com 18 milhões investidos na Ageas Seguros, 12,2 milhões na Médis, 2,5 milhões no próprio Grupo Ageas e 6,4 milhões através da Seguro Directo.

A Fidelidade investiu 14,9 milhões pela Via Directa, marca OK!, cerca de 13 milhões pela própria seguradora Fidelidade e 11,1 milhões pela Multicare. Fora dos grandes grupos destacaram-se no ano passado a Allianz com 7,4 milhões, a Real Vida com 2,5 milhões, a Lusitania com 2,1 milhões e a Liberty com valor semelhante.

TV é o meio preferido

Em relação aos meios, a TV recolheu a preferência dos seguros, 88% dos investimentos foram realizados nos canais de televisão, enquanto o mercado total canalizou 84%.

A Internet é o segundo mais escolhido pela indústria seguradora seguida de Radio, Outdoor, Imprensa e Cinema. O mercado total dá ligeiro mais destaque à imprensa e ao outdoor.

O YumiAnalytics Desktop Base de Dados MultiMeios da MediaMonitor é um sistema de informação de media desktop que incorpora um conjunto de módulos e ferramentas para análise de audiências e investimento publicitário – nos diferentes media e bases de dados – numa única plataforma. Tem como clientes principais os canais TV, agências de meios, produtoras de TV e entidades oficiais ou particulares que necessitam de analisar audiências TV ou investimento publicitário.

Texto retificado às 12:20 de 23 de fevereiro, atribuindo as declarações a Cristina Dias.

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