Moscovo vai retirar “em breve” diplomatas da Ucrânia

  • Lusa
  • 22 Fevereiro 2022

O Governo russo anunciou que vai retirar os seus diplomatas da Ucrânia "no mais breve prazo possível”. Decisão é justificada para "proteção da vida e da segurança" dos diplomatas.

A Rússia vai retirar os seus diplomatas da Ucrânia, indicou esta terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, acusando as autoridades ucranianas de não fazerem o necessário para garantir a segurança deles.

Para proteção da vida e da segurança [dos diplomatas russos], o Governo russo tomou a decisão de retirar o pessoal das suas missões estrangeiras na Ucrânia, que será aplicada no mais breve prazo possível”, declarou o MNE russo em comunicado.

Esta decisão surge um dia depois de a Rússia ter reconhecido a independência das “repúblicas” separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Ela ocorre também num momento em que Kiev e o Ocidente acusam Moscovo de preparar uma ofensiva militar à Ucrânia. O Senado russo alimentou esta terça-feira esse receio, ao aprovar o envio para os territórios separatistas de alegadas “forças de manutenção da paz” russas, como solicitado por Putin. “A Ucrânia mergulhou ainda mais profundamente no caos”, sustentou esta terça-feira o MNE russo.

Nas últimas semanas, vários países ocidentais procederam à retirada de funcionários não-essenciais e das famílias dos seus diplomatas na Ucrânia ou deslocaram as suas embaixadas de Kiev para Lviv, cidade situada no oeste do país e considerada mais segura em caso de ataque russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovo vai retirar “em breve” diplomatas da Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião