Como preparar a sua carteira de ações para a subida de jurospremium

Mesmo com o ataque da Rússia na Ucrânia, a subida dos juros e yields das obrigações é incontornável no médio prazo. Uma boa oportunidade para os investidores mudarem a composição da carteira de ações.

A subida rápida da inflação veio alterar o paradigma que marcou os mercados nos últimos anos, sobretudo desde o início da pandemia. A necessidade de os bancos centrais responderem à escalada da inflação está a retirar o principal suporte ao atual e longo bull marketnas ações, com as perspetivas do fim do dinheiro barato a colocar também um ponto final na facilidade com que se obtiveram retornos elevados nas bolsas. O MSCI World, índice que mede o desempenho das principais bolsas mundiais, vem de três anos consecutivos de ganhos de dois dígitos. Um feito que será difícil repetir em 2022, com os analistas, no início do ano, a apontarem para ganhos mais modestos e períodos de forte volatilidade. A alteração rápida das expectativas para o aperto da política monetária(sobretudo da Fed)

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.