E agora, União Europeia?premium

A união faz a força, é certo. Mas se há força, há que ter vontade de a usar, quando necessário. E a UE, com a NATO e seus aliados, deve estabelecer linhas vermelhas claras. A análise de Paulo Sande.

O enigma que é a Rússia para os europeus parece sempre menos enigmático quando tudo corre bem. O problema é quando algo corre mal. E os russos, ao contrário do que crêem ingenuamente os europeus do ocidente do grande continente eurasiático, são tudo menos europeus. Recordo uma conferência no início do século. Lembro-me do sítio e tema: Grémio Literário, (passe a publicidade), discutia-se a hipótese da integração da Federação Russa na União Europeia. Hipótese com vários adeptos entre professores e intelectuais da nossa praça, que julgavam resolvido o enigma e apontado o caminho –- trazer o grande urso eslavo para o seio das nações “civilizadas”. Nessa sessão, um participante russo disse qualquer coisa assim: “Vocês, europeus, gostavam que aderíssemos à UE, mas nós não podemos aderir à UE

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Especialista em assuntos europeus, advogado

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.