Brasileira d’OR compra seguradora Sul América

  • ECO Seguros
  • 2 Março 2022

Maior rede de hospitais privados do Brasil, a Rede d'Or acordou a compra da Sul América, seguradora independente que opera ramos Vida, saúde e gestão de investimento.

A Rede d’Or São Luiz assinou um acordo para combinação de negócios e aceder ao controlo da SulAmérica. Em resultado do entendimento, a rede de hospitais e a seguradora serão unificadas, por incorporação da segunda na primeira.

A transação supõe a absorção da Sul América pela Rede d’Or. Os acionistas da holding SASA (sociedade que detém a seguradora e está cotada na plataforma B3-Brasil, Bolsa, Balcão) receberão 13,5% do capital da entidade combinada, para a qual os capitalistas da SASA migrarão.

Nos termos da operação, a seguradora é valorizada em cerca de 13 mil milhões de reais (2,27 mil milhões de euros ao câmbio corrente), segundo números da imprensa local. Trata-se da maior aquisição da Rede d’Or São Luiz S.A. e materializa uma estratégia de integração vertical.

Além de operar 59 hospitais e outras dezenas de clínicas e laboratórios distribuídos por diversos estados do Brasil, a Or também gere planos de saúde. Na sequência da transação, a Rede d’Or assumirá o controlo das sociedades atualmente dominadas, direta ou indiretamente, pela SASA, “destacadamente as sociedades que operam os negócios de saúde, odontologia, seguros de vida e previdência,” detalha um comunicado.

A SulAmérica opera nos segmentos de seguros de vida, saúde e odontológico, vida e previdência e ainda gestão e administração de ativos. A Rede d’Or refere que a SulAmérica Investimentos manterá equipa de gestão, “operação e estratégia de sucesso inalteradas”, acrescenta o comunicado da adquirente.

A holding que consolida as diversas empresas do grupo segurador obteve resultado líquido de 849 milhões de reais (cerca de 148 milhões de euros) em 2020. O grupo com mais de 4 milhões de clientes só em Saúde e Odontologia, tem uma das suas subsidiárias entre as 15 maiores do Brasil no seguro de pessoas.

A transação, a concretizar por intercâmbio de títulos e a envolver uma emissão de novas ações por parte da Rede d’Or, implica despesa estimada em 45 milhões de reais (7,84 milhões de euros), incluem principalmente gastos com assessoria financeira e jurídica, avaliações e publicações, entre outros serviços necessários à implementação da fusão-aquisição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brasileira d’OR compra seguradora Sul América

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião