Swiss Re suporta 2 mil milhões de perdas com Covid-19 e volta aos lucros

  • ECO Seguros
  • 1 Março 2022

A carteira de renovações expandiu 6% em janeiro de 2022, com incremento de 4% nos preços e progressão de 24% em resseguro de catástrofes naturais.

O grupo Swiss Re cresceu negócios 4,8% em 2021, alcançando 42,73 mil milhões de dólares em prémios adquiridos (incluindo comissões), apurando resultado líquido de 1,44 mil milhões de dólares (contra prejuízo de 878 milhões em 2020).

O resultado foi conseguido após absorção de 2,4 mil milhões de perdas relacionadas com catástrofes naturais e um total de 2 mil milhões de perdas diretamente relacionadas com Covid-19. Na fatura da pandemia, 1,98 mil milhões de dólares foram custos originados pela elevada mortalidade (sobretudo nos EUA) imputados à divisão de resseguro Vida e Saúde (L&H Re), detalhou a companhia.

“2021 marcou um importante ponto de viragem” para o grupo Swiss Re. “Apesar dos impactos ainda importantes da COVID-19 e da elevada ocorrência de grandes catástrofes naturais ao longo do ano, recuperámos para um lucro de 1,4 mil milhões de dólares. Trabalhámos arduamente para reforçar o desempenho de negócio, com um enfoque rigoroso na qualidade da carteira e na excelência da subscrição. (…) estamos convencidos de que o nosso desempenho continuará a melhorar,” comentou Christian Mumenthaler, presidente executivo do grupo baseado em Zurique.

O negócio de resseguro não-Vida (P&C Re) gerou 21,93 mil milhões da receita anual em prémios, contabilizando resultado de 2,1 mil milhões de dólares, a comparar com 247 milhões negativos em 2020, enquanto a unidade L&H Re, com cerca de 14,87 mil milhões em prémios, fechou o ano a averbar prejuízo de 523 milhões de dólares, invertendo lucro de 71 milhões de dólares de lucros em 2020.

O negócio Corporate Solutions terminou o exercício com ganhos líquidos de 578 milhões e rácio combinado de 95,0%, confortável face à meta (menos de 97%).

O rácio combinado em Property & Casualty Re foi calculado em 94,7%, dentro da meta estabelecida para o conjunto do ano. No fecho de 2021, a situação de capital situava-se num ponto médio do intervalo 200-250% (rácio calculado pelo modelo interno Swiss Solvency Test).

A iptiQ, subsidiária de seguro digital vocacionada para parcerias no segmento de B2B2C, manteve “crescimento dinâmico” a progredir 95% e encerrando o exercício com 723 milhões de dólares em volume bruto de prémios emitidos.

Ainda, nas renovações (referenciadas a 1 janeiro de 2022), o volume cresceu 6% sobre a carteira de contratos que estavam para renovar, beneficiando de um incremento de 4% nos preços), alcançando 8,9 mil milhões de dólares em volume de prémios renovados e a crescer 24% em prémios associados a catástrofes naturais.

Para 2022, a Swiss Re prevê que o desempenho em P&C continue a melhorar, suportado pelo foco na qualidade da carteira e do aumento dos preços, perspetivando ainda lucro de 300 milhões de dólares em L&H Re.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Swiss Re suporta 2 mil milhões de perdas com Covid-19 e volta aos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião