Previsões de crescimento devem ser revistas em baixa, diz Leão

  • Lusa
  • 2 Março 2022

O ministro notou quer seria “natural que em Portugal isso também possa acontecer". Leão avançou ainda que os ministros, de forma unânime, estão abertos a considerar mais sanções a aplicar à Rússia.

O ministro das Finanças, João Leão, disse esta quarta-feira que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia deve levar a uma revisão em baixa nas projeções de crescimento da União Europeia e de Portugal. “O impacto na economia russa vai ser muito mais forte do que na economia europeia, que é mais forte e de maior dimensão. Depende menos da Rússia. Só há uma grande dependência na parte energética”, apontou o ministro das Finanças, João Leão, em declarações à Lusa, após reunião informal de ministros da Economia e Finanças da União Europeia (UE).

De acordo com o governante, a economia europeia deve crescer menos do que o previsto, havendo o entendimento, entre os ministros da Economia e Finanças, de que as “previsões devem ser revistas em baixa”.

O ministro português notou ainda ser “natural que em Portugal isso também possa acontecer”, ressalvando que continuará a ser um dos países que mais vai crescer ao longo do ano. “Tudo indica que Portugal vai continuar a ser um dos países que mais cresce na Europa, mas revendo em baixa as previsões que tinha face há um mês atrás. Portugal, apesar de tudo, é dos países menos afetados”, sublinhou.

O principal impacto será por via dos preços de energia, embora os restantes preços também possam reagir. Contudo, mantém-se uma grande incerteza quanto ao desenrolar do conflito, não sendo ainda possível quantificar o impacto nas previsões macroeconómicas.

Rússia deverá entrar em recessão nas próximas semanas, diz Leão

O ministro das Finanças afirmou ainda que as sanções impostas à Rússia estão a ter um “forte impacto” na economia do país, notando que esteve deve entrar em recessão nas próximas semanas. Os ministros da Economia e Finanças da União Europeia (UE) estiveram reunidos, em formato virtual, para debater o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e o impacto das medidas adotadas.

Foi dada nota e é um consenso generalizado de que as sanções estão, nesta fase, a ter um forte impacto na economia russa”, afirmou o ministro das Finanças, João Leão, em declarações à Lusa. Conforme destacou o governante, tudo indica que a Rússia “vai entrar em recessão económica nas próximas semanas”.

Verifica-se uma “forte desvalorização” do rublo (moeda local), que caiu 30%, face à semana anterior, enquanto as taxas de juro passaram de 9,5% para 20%. Por outro lado, o mercado de capitais está fechado há três dias e há uma corrida aos bancos e aos depósitos.

Os ministros querem também encontrar mecanismos para que a Rússia não possa contornar as sanções impostas, por exemplo, ao nível dos criptoativos. “Em geral, todos os ministros estavam de acordo de que se deve evitar que a Rússia use a Bielorrússia como uma forma de evitar as sanções”, acrescentou.

Neste sentido, poderá ser discutida a possibilidade de estender algumas sanções à Bielorrússia. João Leão avançou ainda que os ministros, de forma unânime, estão abertos a considerar mais sanções a aplicar à Rússia.

(atualizado às 20h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Previsões de crescimento devem ser revistas em baixa, diz Leão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião