Boicote ao petróleo russo leva Brent aos 119,78 dólares, um máximos de 11 anos

Preços do "ouro negro" continuam a escalar nos mercados internacionais. O petróleo do Mar do Norte, referência para as importações portuguesas, já transacionou num máximo de 11 anos.

No dia em que se assinala uma semana desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia, o petróleo continua a negociar em forte alta nos mercados internacionais. O barril mantém a trajetória de subida, fazendo agora mira aos 120 dólares.

Por volta das 9h00, os futuros do Brent para entrega em maio subiam quase 4,16%, para 117,1 dólares o barril. Na sessão, os contratos que servem de referência para as importações nacionais chegaram mesmo a cotar em 119,78 dólares, um máximo de fevereiro de 2011.

Em simultâneo, os futuros do WTI em Nova Iorque para entrega em abril subiam 3,65%, para 114,62 dólares. No limite, o barril de light sweet do Texas transacionou a 116,5 dólares o barril, um preço que já não era visto desde agosto de 2008.

A escalada dos preços do petróleo acontece numa altura em que petrolíferas em todo o mundo estão a descartar a matéria-prima com origem na Rússia, anunciam desinvestimentos no país e, em alguns casos, optam mesmo por cessar operações nesse mercado.

Na quinta-feira a tendência chegou a Portugal, com a Galp a anunciar que o Conselho de Administração decidiu suspender as compras de petróleo a fornecedores russos.

“A Galp repudia a agressão russa contra o povo da Ucrânia. O Conselho de Administração da Galp decidiu, por isso, suspender todas as novas aquisições de produtos de petróleo provenientes quer da Rússia quer de empresas russas”, escreveu a empresa num comunicado.

A forte alta do petróleo promete pressionar os governos Ocidentais, sendo um dos custos que mais rapidamente é passado aos consumidores por via do aumento dos preços dos combustíveis nas bombas. A Rússia é o terceiro maior exportador mundial de petróleo, atrás da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, que lideram o mercado.

(Notícia atualizada às 9h12)

Evolução do preço do Brent em Londres:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boicote ao petróleo russo leva Brent aos 119,78 dólares, um máximos de 11 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião