Direto Nono dia da guerra. Shell compra petróleo russo em saldos

  • ECO
  • 4 Março 2022

Um incêndio deflagrou na central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, a maior da Europa, mas já terá sido extinto. Ucrânia acusa Rússia de atacar deliberadamente o complexo. Invasão avança no Sul.

A invasão russa da Ucrânia entra na segunda semana. Apesar da Shell ter anunciado que iria sair do mercado russo, a petrolífera não resistiu esta sexta-feira a comprar “em saldos” petróleo russo a 28,5 dólares por barril, muito abaixo da cotação que já mra os 120 dólares nos mercados.

A Microsoft esteve entre as empresas que suspenderam as vendas dos seus produtos e serviços na Rússia. Também a BBC e a Bloomberg suspenderam temporariamente a operação russa e os respetivos contratos com os jornalistas e restante equipa no país devido à promulgação de uma lei que prevê penas de prisão até 15 anos por desinformação.

Do lado russo, o regulador bloqueou o facebook e depois o Twitter no país, em resposta à “censura” de contas de media russos e por disseminação de informação falsa.

A manhã tinha começado com a notícia de um incêndio junto à central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O fogo terá sido provocado por um ataque russo e já terá sido extinto. Os níveis de radiação continuam normais, confirma a Agência Internacional de Energia, depois das tropas terem tomado a central. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de terrorismo nuclear. Siga aqui os últimos desenvolvimentos da guerra na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nono dia da guerra. Shell compra petróleo russo em saldos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião