Banca aposta em caixas multibanco com realidade aumentada ou serviço telefónico ao cliente

  • Servimedia
  • 6 Março 2022

Algumas instituições financeiras estão a apostar numa melhoria da experiência de utilização das caixas multibanco para as tornar mais acessíveis.

Realidade aumentada ou serviço telefónico ao cliente na própria caixa multibanco. Estas são as duas tecnologias que foram apresentadas na feira de tecnologia Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, de modo a facilitar a utilização das caixas automáticas por parte dos utilizadores. A empresa japonesa Fujitsu apresentou uma solução de serviço ao cliente à distância (DIVA) capaz de oferecer algo semelhante a uma chamada de vídeo através da qual um operador pode detetar o problema e orientar o utilizador para o resolver, noticia a Servimedia.

Algumas instituições como o CaixaBank já demonstraram interesse nesta tecnologia, em consonância com as medidas que está a tomar para melhorar a acessibilidade das suas caixas multibanco, e facilitar as operações para grupos como os idosos.

Embora, no âmbito de uma digitalização mais lenta e mais inclusiva, o CaixaBank esteja empenhado em reforçar a figura do perfil humano – para o qual planeia aumentar para dois mil uma figura-chave -, ao mesmo tempa procura soluções para melhorar a acessibilidade das suas caixas automáticas. Assim, como parte do seu recentemente apresentado plano de medidas para idosos, para além de acrescentar novas unidades à sua extensa rede ATM – a maior do país – desenvolverá funcionalidades adaptadas aos idosos em toda a sua rede, proporcionando operações simples e personalizadas.

Outras instituições, como o Santander e o Bankinter, trabalham na mesma linha. Em conformidade com o protocolo assinado pelo governo e o setor bancário, devem trabalhar para tornar os canais que utilizam, incluindo as caixas automáticas, mais acessíveis e mais simples, facilitando a sua utilização através de versões diferenciadas e simplificadas em função do perfil do cliente.

A tecnologia, como demonstrado no MWC, representa uma oportunidade para reduzir o gap digital e, embora as caixas automáticas do futuro sejam muito diferentes das de hoje, os bancos estão a tomar medidas com o mesmo objetivo: preparar o caminho para a digitalização de modo a que nenhum grupo seja deixado para trás.

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