Mau tempo na Austrália: Danos segurados ultrapassam 870 milhões de euros

  • ECO Seguros
  • 30 Março 2022

Extremo climático histórico devastou a região oeste da Austrália. Duas semanas de ventos fortes e chuvas torrenciais causaram, pelo menos, 17 mortos e elevados danos materiais.

O mau tempo que há duas semanas assola vastas regiões da Austrália, com chuvas fortes e ventos ciclónicos particularmente as regiões de Queensland (onde se situa cidade de Brisbane) e Nova Gales do Sul (região de Sydney), originou perdas materiais (seguradas) que ascendem já aos 1,3 mil milhões de dólares australianos (cerca de 874,1 milhões de euros), estima a ICA (Insurance Council of Australia), entidade que representa o setor segurador.

Austrália: Danos de extremos meteorológicos. Imagem@NSW SES (North South Wales – State Emergency Services).

Desde o início do evento climático, ainda em fevereiro, e à medida que as pessoas puderam regressar aos locais de onde foram evacuadas, as seguradoras contabilizaram mais de 86,7 mil participações de sinistro, grande parte das quais (mais de 70%) afetando mais a região sudeste do estado de Queensland e os restantes 28% a região em volta de Sydney (New South Wales ), a mais povoada do país, indica atualização da organização associativa dos seguros.

“Como se esperava, o número de sinistros originado por este evento de grande amplitude continua a crescer, estamos perante uma das cheias mais significativas que o país já viveu,” disse Andrew Hall, presidente executivo do ICA. Entretanto, o governo da Austrália e os serviços meteorológicos continuaram a emitir avisos de mau tempo e prevenção, antecipando que as chuvadas e as cheias iriam prolongar-se por mais alguns dias.

Atualização diária do Conselho de Seguradores adiantou que mais de 83% dos pedidos de indemnização referem-se a danos em propriedades (habitações) e o restante a veículos automóveis. Com base nos custos de fenómenos catastróficos anteriores de idêntica natureza, os danos segurados em resultado da tempestade dos últimos dias atingiam cerca de 1,3 mil milhões de dólares australianos, estimou a ICA em nota divulgada a 7 de março, ressalvando que o montante variará consoante evolua a gestão dos processos de sinistro.

Dados recentes do regulador australiano de seguros indicam que um conjunto de 93 seguradoras supervisionadas pela Australia Prudential Regulation Authority (APRA) contabilizou um agregado de 57,4 mil milhões de dólares em volume bruto de prémios adquiridos, registando crescimento de 9,4% face a 2020.

O setor emprega cerca de 60 mil pessoas e pagou 41,5 mil milhões de dólares locais em compensação de sinistros (seguros gerais) no último ano. Nos 12 meses terminados 31 de dezembro de 2021 realizou 1,7 mil milhões de dólares de lucros depois de impostos, com 5,6% de rentabilidade sobre os ativos líquidos. A APRA realça que o significativo aumento de lucros refletiu bom desempenho da atividade de subscrição, que compensou largamente uma quebra superior a 70% no resultado da atividade de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mau tempo na Austrália: Danos segurados ultrapassam 870 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião