Asisa quer trazer sofisticação ao mercado português

A seguradora espanhola de Vida e saúde reuniu com mediadores para transmitir previsões de um ano de crescimento acelerado. Mais serviços e acelerar a subscrição automática estão no topo da prioridade.

Oscar Villoslada, mandatário geral da Asisa Portugal: “Vamos dinamizar o mercado Vida Risco individual sem esquecer que somos especialistas em saúde”.

A Asisa “tem um compromisso enorme com Portugal”, afirmou Oscar Villoslada, mandatário geral da Asisa Portugal, no 1º Evento Nacional de Mediadores, realizado esta quarta-feira em Lisboa e que juntou agentes e gestores de empresas de mediação para tomarem conhecimento do que a seguradora espanhola pretende fazer em 2022.

Defendendo a introdução “processos mais simples e mais ágeis” na empresa, Villoslada prometeu dinamizar o mercado Vida Risco individual “sem esquecer que somos especialistas em saúde”, concluindo ao dizer “vamos trazer a sofisticação para o mercado português”.

O encontro teve início através de Jaime Ortiz, diretor Comercial e de Marketing da Asisa que lembrou a origem da companhia resultado da Lavinia, uma cooperativa de médicos criada há 50 anos que hoje conta com 9 mil membros. A cooperativa é a proprietária das seguradoras do grupo e de um a universo de 90 empresas na área da saúde, entre elas a HLA que explora 17 hospitais em Espanha aos quais os segurados portugueses têm acesso direto.

Sandra Moás, country manager Portugal, revelou que a seguradora já conta com mais de mil mediadores.

Segundo Ortiz este crescimento resulta de não precisar de dar dividendos aos acionistas, “reinvestimos todos os lucros dos seguros”, disse. Em 2021 o grupo emitiu prémios de 1,3 mil milhões de euros e obteve um resultado de 31 milhões.

Em relação à dimensão referiu que a Asisa conta com 2,8 milhões de segurados em todos os ramos dos quais 1,7 milhões em saúde o que lhe confere uma quota de mercado de 13,5% no segmento em Espanha. São 5 mil os colaboradores em todas as áreas do grupo Lavinia, dos quais mil trabalham em seguradoras e 2 mil funcionários estão nas áreas comerciais.

Vida Risco está a ser a grande aposta da mediação em Espanha

Francisco Martinez, Diretor Geral da Asisa Vida, fez um retrato do ramo Vida em Espanha e afirmou que o mercado Vida Risco “está a ser a grande aposta da mediação em Espanha”. Para Portugal estima que as vendas do ramo Vida do mercado total vai este ano superar 2018 e pressente forte crescimento quer na linha Vida Risco, quer em seguros poupança e investimento. Referiu que em Portugal fizeram-se 8.622 novos contratos Vida e que a idade média dos segurados foi de 47,42 anos, mas quer fazer chegar esta média aos 45,02 registados em Espanha para o mesmo fenómeno.

Martinez apontou as linhas estratégicas a seguir salientando a aceleração dos processos de subscrição automático “Quem não tiver processos fáceis vai ter dificuldades”, alertou. O especialista do ramo Vida acrescentou que o negócio tem de continuar rentável, que se tem de consolidar o crescimento acelerado verificado nos últimos anos e potenciar novas garantias e serviços aos segurados. Quanto aos mediadores apontou o caminho do “equlíbrio entre prémio, comissão e subscrição”, como o caminho a seguir.

A primeira pessoa que há quatro anos entrou na Asisa em Portugal, a country manager Sandra Moás, salientou os passos dados em 2021 com introdução de nova tecnologia interna e externa de relação com os mediadores bem como a a forte aposta feita no seguro Asisa+Saúde com promoção ativa nas redes sociais. Referiu ainda que a rede de mediadores ultrapassou os mil em 2021, crescimento acentuado face aos 647 existentes em 2020.

Para além das duas clínicas Asisa, estabelecidas em Lisboa e Porto, Sandra Moás destacou que a prestação de serviços de saúde já se estende aos 16 mil locais após o acordo com a Advance Care e prometeu novidades em abril alargando os parceiros na área da ótica e em odontologia.

A gestora aproveitou para anunciar para este ano o reforço das equipas internas, aumento da notoriedade da Asisa junto do público ao duplicar o seu investimento em marketing, desenvolver a rede própria de prestadores para proporcionar o fim dos co-pagamentos, manter o nível de comissionamento aos agentes e aumentar a equipa comercial para apoio à rede.

“Temos de retornar a um contacto relacional com a rede de mediação”, disse Sandra Moás, anunciando que a Asisa voltará a fazer mais dois encontros com mediadores ainda este ano.

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